quinta-feira, 14 de abril de 2016

Bruxas incompreendidas






Chegou a hora de conhecer a beleza e
 a importância das mariposas

Notícias - 07-04-2016 Bichos 
 
Aposto que você já ouviu falar que, se pegar em uma mariposa e colocar a mão no olho, você fica cego. Vou dizer uma coisa com franqueza: isso é um mito. Acusadas de serem feias, sem graça e venenosas, as mariposas são bichos muito incompreendidos. Quanta injustiça!
As mariposas têm tamanhos e formas muito variados. Observe alguns exemplos. (fotos: Isabela Oliveira)
As mariposas têm tamanhos e formas muito variados. Observe alguns exemplos. (fotos: Isabela Oliveira)


Existem no mundo aproximadamente 150 mil espécies já descritas de borboletas e mariposas. Em vários lugares, as pessoas se deparam com borboletas em casa e relacionam isso com boa sorte. Como as mariposas são predominantemente noturnas e várias delas são grandes e escuras, muita gente acha que elas dão azar! Por isso, recebem o apelido de bruxas. Mas não são como as bruxas maldosas que povoam os contos de fadas…


Há muita delicadeza nas mariposas. Elas variam em tamanho (algumas menores que um centímetro, outras com até 30 centímetros) e forma. Geralmente, têm antenas compridas e frágeis, que podem ser finas e alongadas ou em forma de pena e servem para procurar alimentos e parceiros – mais ou menos como o nariz dos mamíferos.


Nem toda mariposa é marrom ou preta. Veja as cores vibrantes desta espécie! (foto: Patrick Coin / CC BY-SA 2.5)
Nem toda mariposa é marrom ou preta. Veja as cores vibrantes desta espécie! (foto: Patrick Coin / CC BY-SA 2.5)


As mariposas têm um papel muito importante na manutenção de espécies vegetais, pois atuam como polinizadoras de várias flores.


Ao se alimentarem do néctar, elas se enchem de pólen pelo corpo e, voando até outra flor da mesma espécie, levam essas partículas e possibilitam a reprodução do vegetal. Algumas espécies de plantas dependem exclusivamente das mariposas para se reproduzirem.


Da próxima vez que você encontrar uma mariposa, não tenha medo. Ela será frágil e delicada e não lhe fará mal nenhum!
Isabela Freitas Oliveira, 
 
Sou bióloga e apaixonada pela natureza. Os cheiros, os sons e as cores do mundo natural me fascinam! Adoro entrar no mato e ver a interação dos organismos com o ambiente.

Nenhum comentário: