Local está entre duas unidades federais de conservação ambiental e serve de corredor ecológico
A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) iniciou, na manhã desta terça-feira (26), uma operação de derrubada de construções em loteamento irregular no Condomínio Cooperville, na DF-001, que liga Taguatinga a Brazlândia.
O local é, de acordo com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), um corredor ecológico entre duas unidades federais de conservação ambiental — o Parque Nacional e a Floresta Nacional de Brasília — usado por animais para passar de um lugar para o outro.
São cerca de 50 lotes, alguns com casas de alvenaria e outros com muros sem edificações dentro. A Agefis identificou o parcelamento por meio de satélite. A expectativa é que a operação siga até sexta-feira (29).
O terreno tem cerca de 170 mil metros quadrados. De acordo com a autarquia, a área pertence à Terracap e, por isso, os responsáveis pelos lotes não precisam ser notificados previamente.
Participaram da operação cerca de 150 servidores. Além da Agefis, do Ibram, da Terracap e da PM, a ação contou com o Serviço de Limpeza Urbana, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), a Subsecretaria de Integração e Operações de Segurança Pública, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Corpo de Bombeiros, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), o Departamento de Trânsito e o Departamento de Estradas de Rodagens.
Outras ações
De acordo com a Polícia Militar, não houve registros de ocorrências ou enfrentamento durante toda a manhã. Essa é a segunda ação desse tipo no ano. A primeira ocorreu de 12 a 15 deste mês, quando 70 moradias, seis bases e seis postes foram retirados do Núcleo Rural Capão Comprido, próximo a São Sebastião. No ano passado, o governo de Brasília promoveu desocupações no Sol Nascente, em Ceilândia; em Vicente Pires; e na orla do Lago Paranoá.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília
Comentario
Pelo que eu estou vendo a AGEFIS só é rápida em derrubar invasões quando a terra é da TERRACAP. No Park Way, embora seja uma Reserva da Biosfera do Cerrado, protegida pela UNESCO, os invasores dormem sossegados.
Anônimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário