segunda-feira, 16 de maio de 2016

Cães e donos fazem a festa no parque da Cidade



Jéssica Antunes
jessica.antunes@jornaldebrasilia.com.br


Cães de todos os tamanhos invadiram o Parque da Cidade na manhã deste domingo, em prol dos companheiros de rua. A Cãominhada Solidária aconteceu pela quarta vez para juntar alimentos a serem doados a instituições que resgatam, tratam, reabilitam e encaminham para adoção animais vítimas de abandono e maus-tratos nas ruas no Distrito Federal. Foram 1,2 mil participantes de quatro patas e quase uma tonelada de ração recebida. A previsão é de que mais de 300 animais sejam ajudados.

“Tanto para os cachorros quanto para nós, o evento é ótimo. Ampliamos os círculos de amizade, trocamos dicas, os animais se conhecem, se divertem, saem da rotina”, considerou a empresária Marize Py, 50 anos. Com a Golden Retriever Brisa ao lado e estampada na própria camiseta, e o sobrinho André Felipe, 10, do outro, ela ressaltou que esse tipo de ação chama a atenção para a falta de apoio para recolher e cuidar dos animais.

De vestido com motivos de onça, a Schnauzer Nick foi comemorar a recuperação de um acidente que sofreu há menos de 30 dias. “Eu sei bem que remédios são muito caros. Acho que eventos como esse, que arrecadam mantimentos para abrigos, deveriam ser ainda mais comuns”, opinou o vigilante Luiz Fernando, 42 anos, tutor da Nick.

Além do passeio, que seguiu do Estacionamento 11 ao 10, o evento teve food trucks e piquenique para animais e seus donos. Também houve bazar de organizações não-governamentais e venda de produtos com renda revertida em ações em prol dos bichos, como castração, vacinação e vermifugação.

O evento arrecadou cerca de 900 quilos de ração para cães e gatos abrigados pelo Quintal dos Bichos, Projeto Adoção São Francisco, Felinos e Atevi. Cada uma das três primeiras edições da Cãominhada arrecadou aproximadamente uma tonelada de ração para cães e gatos, além de medicamentos, casinhas, roupas e outros acessórios para os animais resgatados. A previsão é que o próximo evento aconteça em setembro. Para acompanhar as ações, acesse www.facebook.com/caominhadasolidaria.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário: