05/08/2016
Minas Gerais, o Estado com maior área do bioma – restam 2,8 milhões de hectares (ha) de Mata Atlântica – voltou a liderar o ranking dos maiores destruidores dessa que é a floresta mais ameaçada do país. Mais de 40% dos 18.433 ha de vegetação nativa perdidos entre 2014 e 2015 ocorreram no Estado, que nos últimos anos nunca deixou de figurar entre os maiores desmatadores do bioma. Foram destruídos 7.702 ha, alta de 37% em relação aos 5.608 ha perdidos no ano anterior.
A principal causa da perda de florestas foi a atividade de mineração, sendo que a maior parte aconteceu no noroeste do Estado, denominado “Triângulo do Desmatamento”. Outro fato marcante foi o registro de um desmatamento de 258 ha na cidade de Mariana, 65% deles (169 ha) decorrentes do rompimento das barragens da mineradora Samarco, em novembro do ano passado.
Importante destacar que Minas Gerais, assim como os outros 16 Estados do bioma, é um dos signatários da carta “Nova História para a Mata Atlântica”, no qual as Secretarias de Meio Ambiente assumiram em maio de 2015 o compromisso de investir em restauração florestal e alcançar o desmatamento ilegal zero até 2018. Passado o primeiro ano do pacto, os dados apresentados pelo Atlas não apenas frustram a expectativa de já assistirmos os primeiros passos à erradicação do desmatamento, como apontam o quanto ainda precisa ser feito para que essas metas se tornem uma realidade.
Só quando a agenda ambiental estiver no centro das decisões políticas, sociais e econômicas da gestão pública é que daremos um passo estratégico para que nosso país se desenvolva de forma sustentável. Como aponta a carta “Nova História para a Mata Atlântica”, a sociedade não admite mais que o desmatamento de nossas florestas, um patrimônio nacional, seja o preço a pagar pela geração de riqueza. E o governo mineiro precisa ouvir esse recado: Minas, pare de desmatar a Mata Atlântica!
*Marcia Hirota e Mario Mantovani são, respectivamente, diretora-executiva e diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, ONG brasileira que desenvolve projetos e campanhas em defesa das Florestas, do Mar e da qualidade de vida nas Cidades. Saiba como apoiar as ações da Fundação em www.sosma.org.br/apoie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário