sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Queremos a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Para: Governador Marconi Perillo

A conservação do bioma Cerrado na Chapada dos Veadeiros é vital para a segurança hídrica do país. Esta região rica em biodiversidade, tem sido foco de diversos interesses econômicos que levam à degradação do CERRADO, CAIXA D'ÁGUA DO BRASIL, e consequentemente ao comprometimento da disponibilidade de água potável para consumo humano, também colocando em risco a fauna e flora de um dos lugares de maior beleza do país. Por isso, a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) é fundamental para a proteção de novas áreas de importância biológica.

Governador Marconi Perillo, confiamos na Vossa Excelência!
Não deixe os interesses econômicos se sobreporem aos interesses de cuidado com a vida!


QUEREMOS A AMPLIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

“Ampliar o PNCV significa aumentar a área de proteção para cumprir a meta de 17% para o bioma, previstas pela Metas de Aichi, bem como reduzir o desmatamento e emissões de GEE (Acordo de Paris*). Com o decreto presidencial assinado, serão consolidados objetivos locais, nacionais e internacionais de preservação do Cerrado”.


*Acordo de Paris é um tratado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC - sigla em inglês), que rege medidas de redução de emissão dióxido de carbono a partir de 2020. O acordo foi negociado durante a COP-21, em Paris e foi aprovado em 12 de dezembro 2015 O Acordo de Paris será ratificado em evento de lançamento no Palácio do Planalto, no dia 12 de setembro.

Unidade de Conservação no nordeste de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros terá a área ampliada de 65 mil para 242 mil hectares. A proposta é uma iniciativa urgente para fortalecer a conservação do Cerrado, bioma que representa 22% do território brasileiro, é considerado a savana com a maior biodiversidade do planeta e corre sérios riscos de extinção.

Quem propõe a ampliação é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor de todas as unidades de conservação (UC) do Brasil. O Parque foi criado em 1961 com uma área original de 625 mil hectares e chamado de Parque Nacional do Tocantis, mas teve seu tamanho reduzido a 171 mil hectares em 1972, quando mudou de nome, e aos atuais 65 mil hectares em 1981, quando precisou abrir espaço para a construção da rodovia GO-239.

Porque ampliar o Parque ?
Ampliar o Parque foi uma decisão baseada em estudos técnicos e consultas públicas à sociedade, inclusive comunidades locais, concluídos recentemente pelo ICMBio. Com o decreto presidencial assinado, a área atual será multiplicada quatro vezes e retomará seu espaço original, consolidando não só objetivos locais e nacionais de conservação, mas também o reconhecimento internacional, por meio do título de Patrimônio Mundial Natural.?

Rica biodiversidade
Integrante da zona mais importante (a zona núcleo) da Reserva da Biosfera do Cerrado e do corredor ecológico Paranã-Pirineus, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abriga ecossistemas importantes ou singulares, típico de cerrado de altitude, com grande variedade de vegetação, como campos rupestres, matas de galerias, matas ciliares, palmeirais, campos limpos, campos sujos e, com a ampliação, engloba também uma área de mata seca.

O parque nacional é refúgio de espécies ameaçadas (de extinção) ou endêmicas (que só existem no local), como o cervo-do-Pantanal, gato-do-mato, lobo-guará, gato-maracajá, pato-mergulhão, tamanduá-bandeira, codorna-buraqueira, tatu-canastra, águia-cinzenta, socó-jararaca e a onça pintada, maior mamífero carnívoro da América do Sul e incluído na lista de espécies da fauna brasileira em risco de extinção.

Alguns desses animais, como a onça-pintada, necessitam de grandes áreas para a sua sobrevivência. Há uma atenção especial para o pato-mergulhão, severamente ameaçado, que encontra nessa região seu segundo habitat em importância, em termos de nidificação, para garantir sua sobrevivência.

Vídeo sobre a Ampliação
André D'Elia, Diretor do documentário "A Lei da Água" e "Belo Monte - o anúncio de uma guerra", se juntou com a Fundação MAIS Cerrado pela ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Confira e compartilhe o vídeo: goo.gl/HYhZCh

Reportagens sobre a Ampliação:
- Correio Brasiliense: goo.gl/hv9W3i
- O ECO: goo.gl/dq55Oz
- Folha de Pernambuco: goo.gl/1cy28N

Você é um cyberativista do Cerrado!?
Compartilhe essa mensagem usando as hashtags :
#AssinaPresidente
#SOSMaisCerrado
#salvemocerrado
#salveoCerradodaChapadadosVeadeiros
#ÁguaéVida
e vamos viralizar esse pedido de cuidado e conservação do nosso Cerrado!

Vamos viralizar esse pedido de cuidado e conservação do nosso Cerrado!
JUNTOS POR MAIS CERRADO!!!


Qual a sua opinião?

Nenhum comentário: