Mico-leão-dourado. Foto: Bart Van Drop/WikiParques

Ontem à tarde (19/06), uma equipe de guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio do Instituto Ambiental Phenix de Animais Silvestres (IAPAS), realizou a soltura de duas fêmeas de micos-leões-dourados no Parque Estadual da Costa do Sol (RJ). Os animais haviam sido resgatados pelo IAPAS, localizado em São Pedro da Aldeia, onde receberam cuidados veterinários especializados para garantir que estavam em condições de saúde adequadas para serem reintroduzidos ao seu habitat.
Segundo especialistas, o fato dos micos serem fêmeas facilita a sua devolução ao ambiente silvestre, pois os machos alfas das famílias de micos costumam ser mais receptivos a elas. A ação foi orientada pela equipe do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro.
A espécie ameaçada de extinção é endêmica da Mata Atlântica do Rio de Janeiro. Atualmente, as populações de mico-leão-dourado estão concentradas na porção central do estado, onde está a Reserva Biológica Poço das Antas (RJ), um dos maiores refúgios da espécie. O Parque Estadual da Costa do Sol, onde foi feita a soltura, está localizado entre os municípios litorâneos de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, dentro do radar de ocorrência dos micos.
Veja o vídeo do momento da soltura:https://youtu.be/Ce9hc629xM0