sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O Estado de S. Paulo – Abiove faz declaração de apoio à moratória da soja



Em nota, entidade reitera seus compromissos de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia

Giovana Girardi

Dúvida. Bolsonaro dá sinais de que pode desistir de unir Agricultura com Meio Ambiente
Uma semana após a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) divulgar uma carta ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) com uma série de pedidos relacionados a questões ambientais, como o fim do licenciamento ambiental de atividade realizadas nas propriedades rurais, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), lança hoje um comunicado para “reiterar os compromissos com a valorização da sustentabilidade na cadeia da soja”.

O grupo, que reúne os principais traders da soja, como Amaggi, Bunge e Cargill, reafirma a manutenção da moratória da soja – acordo que existe desde 2008, por meio do qual as empresas se comprometeram a não comprar soja plantada em áreas da Amazônia desmatadas após aquele ano – e apoio ao combate ao desmatamento ilegal.

Apesar de não ser direcionado para os presidenciáveis, o documento passa a mensagem de que o setor pretende reforçar seus programas de ação independentemente de quem assumir o governo no ano que vem.

“Em vista de recentes declarações públicas, feitas por diferentes entidades, sobre desmatamento zero e moratória da soja, a Abiove considerou imprescindível reiterar os compromissos com a valorização da sustentabilidade na cadeia da soja, nos mercados doméstico e internacionais, que há mais de 12 anos têm pautado as ações das empresas associadas”, escreve.

“Considerando o que somos e quem é o nosso consumidor, vamos continuar tocando nosso programa, mas gostaríamos que as políticas públicas estivessem alinhadas”, disse ao Estado André Nassar, presidente executivo da Abiove, em referência a ações de combate ao desmatamento.

A moratória é considerada uma política que ajudou a conter a perda da floresta. “Se por qualquer razão o desmatamento crescer e houver ocupação dessa área por soja, nós não vamos comprar”, resume Nassar.

Nenhum comentário: