quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O Globo – Trump afirma que especialistas climáticos têm ‘agenda política’


KEVIN LAMARQUE/REUTERS

Apesar das evidências gritantes em todo o mundo, o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a minimizar as mudanças climáticas. Em entrevista, ontem, ao programa “60 Minutes”, da CBS, ele sugeriu que o clima pode “mudar de volta” e acusou os cientistas climáticos de ter uma “agenda política”.

Por outro lado, o republicano reconheceu pela primeira vez que o aquecimento global não é um boato, mas disse que ainda duvida que ele seja provocado pela ação humana.

— Eu acho que alguma coisa está acontecendo. Algo está mudando e vai mudar de volta — afirmou Trump. — Eu não acho que (o aquecimento global) é um boato. Acho que provavelmente existe uma diferença, mas não sei se é causada pelo homem. Eu digo isso: não quero dar trilhões e trilhões de dólares. Não quero perder milhões e milhões de empregos.

Os comentários foram feitos dias após a Costa Leste do país ser atingida pelo Furacão Michael, o mais poderoso a afetar a Flórida, e o Leslie, o piorcicloneem76anosaatingir a Europa. Na semana passada, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas(IPCC,nasiglaeminglês) divulgou relatório alertando que o tempo para salvar o planeta de uma catástrofe climática está se esgotando.

Os cientistas afirmam, quase em consenso, que as emissões de gases–estufa pela ação humana estão provocando o desequilíbrio do planeta, com a elevação das temperaturas, alterações nos climas locais e aumento da frequência de extremos climáticos, como furacões, secas severas e inundações.

Questionado, Trump afirmou que “você teria que me mostrar os cientistas, porque eles têm uma agenda política muito grande”.

—Na semana passada tivemos mais um relatório mostrando os riscos que estamos correndo e o quão mais caro e doloroso será se demorarmos a agir. Se há uma agenda política é a do presidente Trump, os cientistas só estão fazendo o seu trabalho— criticou o coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima , Tasso Azevedo.

O governo Trump já anunciou que os EUA irão se retirar do Acordo de Paris, um pacto global para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. E internamente atua para reverter medidas adotadas por administrações anteriores para o controle da poluição e dificultar os trabalhos científicos sobre o tema.

Durante a campanha presidencial de 2016, ele afirmou que as mudanças climáticas eram um “boato” e, no ano passado, ironizou dizendo que os EUA poderiam “usar um pouco do velho e bom aquecimento global” para amenizar uma onda de frio.

Nenhum comentário: