segunda-feira, 15 de abril de 2024

Vovós suíças ganham ação contra inação de país diante da crise climática no Tribunal Europeu

 CONEXAO PLANETA






Políticas climáticas governamentais fracas violam os direitos humanos fundamentais”, declarou nesta terça-feira (09/04) o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH), ao condenar o governo da Suíça por inação diante das mudanças climáticas e sendo assim, colocando em risco seus cidadãos.

A ação foi movida por 2.400 mulheres, todas com mais de 65 anos, que fazem parte do grupo KlimaSeniorinnen (Senior Women for Climate Protectionem alemão). Elas alegaram que a Suíça não fez o suficiente para garantir que o país contribua para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera e assim, prevenir os efeitos do aquecimento global.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as pessoas mais velhas estão entre as mais afetadas pelos extremos do clima. Temperaturas muito altas contribuem diretamente para a morte causada por desidratação e problemas cardiovasculares e respiratórios, principalmente nos idosos.

O grupo acusou Doris Leuthard, ministra do Meio Ambiente, e o governo suíço de ignorarem as metas climáticas da constituição do país e ainda, de violarem os direitos humanos.

Essa foi a primeira vez que a corte europeia condenou um país por questões ambientais. Agora a Suíça terá que cumprir uma série de medidas, que o governo afirmou que serão acatadas.

O KlimaSeniorinnen já tinha entrado com uma ação antes na corte de justiça de Berna, capital do país (leia mais aqui).

Apesar da boa notícia vinda do Tribunal Europeu, outras dois pleitos associados com o meio ambiente foram rejeitados pela corte, entre elas uma de jovens portugueses contra 32 países da Europa.

—————————————–

Agora, o Conexão Planeta também tem um canal no WhatsApp. Acesse este link, inscreva-se, ative o sininho e receba as novidades direto no celular

Leia tam

Foto de abertura: Shervine Nafissi

Nenhum comentário: