sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Incêndio consome mata de parque municipal em Vitória.Os bombeiros de nada serviram!


30/01/2015 08h29 - Atualizado em 30/01/2015 08h29

Fogo se alastrou pelo parque na noite desta quinta-feira (29).
Bombeiros foram ao local, mas suspenderam ação por baixa luminosidade.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta*
Um incêndio na mata do Parque Municipal Barão de Monjardim, entre os bairros Santa Cecília, Santos Dumont e de Lourdes, em Vitória, assustou moradores na noite desta quinta-feira (29).


Fuligem e fumaça vindas da mata se espalharam pelas proximidades das residências. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local, mas a operação precisou ser suspensa por conta da baixa luminosidade e seria retomada na manhã desta sexta-feira (30).


Com o fogo cada vez mais próximo, um morador decidiu molhar e resfriar as paredes e o jardim de casa. “Estou umedecendo o terreno porque, se cair alguma coisa, algum galho com fogo aqui dentro, fica mais fácil apagar”, falou o médico Danilo Nagib.


Os moradores da região reclamaram da demora do Corpo de Bombeiros. “Fizemos várias ligações e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) informa que já foi acionado e que já está mandando viatura, helicóptero, só que não chega nada”, disse uma moradora.


Os bombeiros estiveram no local, mas tiveram que suspender a ação. “Tendo em vista que as condições que as condições de segurança para a equipe de bombeiros se encontra reduzida, já que a luminosidade diminui nesse momento, nós achamos seguro retornar à base. Um horário mais seguro para efetuarmos o combate é a partir das 5h, em que nós temos uma luminosidade mais acentuada”, explicou o sargento Daniel.


Além disso, o sargento alegou a falta de efetivo, por conta de um incêndio em Pedra Azul, Domingos Martins, na região Serrana do estado. “Essa dificuldade com efetivo reflete dificultando o combate ao incêndio florestal”, destacou.


Enquanto os bombeiros iam embora, do outro lado do parque, três moradores se arriscavam tentando combater o incêndio, que chegava mais próximo das casas. “Tem uma vassoura, o outro está com um galho mais verde batendo ali, um está com uma enxada, cortando para fazer uma trincheira. Mas o Corpo de Bombeiros tem que dar a devida atenção. Não deve ir embora e deixar para amanhã”, falou um morador local.

* Com colaboração de Rodrigo Maia, da TV Gazeta.

Nenhum comentário: