29/01/2015 17h59
Pesquisa com passageiros avalia aeroporto do DF como 8º do país
Estudo anterior da Secretaria de Aviação Civil trazia DF em segundo lugar.
'Transporte público' e 'tomadas' foram piores avaliações de usuários.
Ônibus
executivo em frente ao Aeroporto JK; transporte público foi mal
avaliado pelos passageiros em pesquisa da Secretaria de Aviação Civil
(Foto: André Borges/ComCopa/Divulgação)
Brasília ficou em oitavo lugar por avaliações ruins nos itens “disponibilidade de tomadas” (2,67) e “transporte público” (2,48). Nos dois quesitos, o terminal da capital teve o pior conceito entre os passageiros. Os passageiros também deram notas baixas pelos valores praticados no comércio e em restaurantes e pelo preço do estacionamento.
Área interna do Aeroporto JK, em Brasília
(Foto: Jua Pita/Inframerica/Divulgação)
(Foto: Jua Pita/Inframerica/Divulgação)
A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto JK, disse que o terminal foi bem avaliado em itens como sala vip, limpeza do aeroporto e dos sanitários, cordialidade dos funcionários e disponibilidade de assentos, e que Brasília ficou com a segunda maior nota entre os quatro aeroportos que recebem mais de 15 milhões de passageiros por ano – atrás apenas de Congonhas, que obteve nota 4,06, e à frente de Galeão e Guarulhos (3,77 e 3,72, respectivamente).
O quinto terminal em movimento do país, Confins, em Minas Gerais, também teve nota inferior a Brasília, com 3,81
“Todos os quesitos avaliados na pesquisa serão estudados para oferecer ao passageiro uma melhor qualidade. No quesito transporte público, que é de responsabilidade do Distrito Federal, o aeroporto entrará em contato com o governo para pedir uma adequação no fornecimento ao terminal”, afirmou a Inframerica.
O secretário de Mobilidade do DF, Carlos Tomé, afirmou que tem conhecimento do problema do transporte para o aeroporto e que vai ampliar a frequência da linha do ônibus executivo. “A secretaria estuda também a implantação do táxi pré-pago que já existe em vários aeroportos do mundo.” Segundo a pasta, a frota de táxi que atende ao terminal é de 1.500 veículos, entre segunda e quarta, e de 650 carros, de quinta a domingo.
Pesquisa
Foram avaliados os aeroportos de Viracopos, Brasília, Galeão, Guarulhos, Confins e Natal, entre os concedidos à administração privada, e Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Santos Dumont (Rio de Janeiro), Recife, Curitiba, Manaus e Cuiabá, entre os geridos pela Infraero.
O segundo aeroporto com melhor avaliação foi o de Recife, com nota 4,28, seguido por Curitiba (4,27), Santos Dumont (4,19) e Salgado Filho, em Porto Alegre (4,16). O último colocado foi o aeroporto de Cuiabá, com nota 3,48, atrás de Guarulhos (3,73).
Segundo a SAC, a e evolução da média geral subiu de 3,84, no primeiro trimestre de 2013, para 3,94, nesta pesquisa. Os oito primeiros colocados obtiveram nota acima de 4. Na primeira pesquisa, apenas quatro tiveram este desempenho.
“Elegemos a satisfação dos passageiros como prioridade nos serviços aeroportuários prestados no Brasil e esta pesquisa deve funcionar como um guia para nossos parceiros, concessionários, empresas, órgãos públicos etc, aprimorarem estes serviços", afirma o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha.
A SAC informou que os itens que mais contribuíram para que Viracopos chegasse ao primeiro lugar foram eficiência dos funcionários do check-in, com nota 4,86, cordialidade (4,84) e tempos de fila na emigração (4,82) e no guichê (4,49).
A pesquisa também mostrou que 76% dos passageiros consideram os serviços aeroportuários como bons ou muito bons. Além de atribuir notas aos 48 quesitos, o entrevistado avalia a satisfação geral com o aeroporto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário