terça-feira, 16 de junho de 2015

Para as Olimpíadas, que vão custar 37,7 bilhões, tem verba, para comprar lençois para os hospitais publicos, não.

Em vídeo, homem registra falta de lençóis no Hospital Regional de Santa Maria

Em nota, a Saúde afirmou que está finalizando um contrato para compra emergencial de 30 mil lençóis para toda a rede pública

lia.sahadi@jornaldebrasilia.com.br


Em meio às polêmicas sobre a proliferação de bactérias multirresistentes em unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal, um leitor do Jornal de Brasília enviou um vídeo denunciando a falta de lençóis no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).



Segundo ele, a irmã está internada na unidade há seis meses e, para resolver o problema da falta de lençol, as roupas de cama estão sendo higienizadas em casa.


 “Hoje é sábado, 13 de junho, terminamos o banho dela agora.



Todos os lençóis que foram trocados aqui, são lençóis que nós trazemos de casa. Os sujos estão aqui para levar para casa, junto com as bactérias”, disse o acompanhante em um dos vídeos.


Estoque
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que está finalizando um contrato para compra emergencial de 30 mil lençóis para toda a rede pública de saúde. "A dificuldade em repor o estoque se deve ao fato do material estar em falta no mercado para entrega imediata. No caso do Hospital Regional de Santa Maria, o estoque atual é de 2 mil lençóis e outros 4 mil devem chegar à unidade até quarta (17)", garantiu o pasta.


Contradizendo as imagens dos vídeos, a direção do HRSM alegou haver estoque suficiente de lençóis descartáveis para o atendimento de pacientes.



Combate 
No início do mês, o HRSM precisou isolar 16 pacientes contaminados com a bactéria multirresistente Acinetobacter baumannii. Na tarde desta segunda (15), o secretário de saúde do Distrito Federal, João Batista de Sousa, se reuniu com os deputados distritais, na Câmara Legislativa, para discutir sobre as providências adotadas para a melhoria do atendimento aos usuários da rede pública de saúde e, também, sobre o combate aos casos graves de infecções por bactérias multirresistentes registrados na rede hospitalar.

Nenhum comentário: