Em vídeo, homem registra falta de lençóis no Hospital Regional de Santa Maria
Em nota, a Saúde afirmou que está finalizando um contrato para compra emergencial de 30 mil lençóis para toda a rede públicalia.sahadi@jornaldebrasilia.com.br
Em meio às polêmicas sobre a proliferação de bactérias multirresistentes em unidades da rede pública de saúde do Distrito Federal, um leitor do Jornal de Brasília enviou um vídeo denunciando a falta de lençóis no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).
Segundo ele, a irmã está internada na unidade há seis meses e, para resolver o problema da falta de lençol, as roupas de cama estão sendo higienizadas em casa.
“Hoje é sábado, 13 de junho, terminamos o banho dela agora.
Todos os lençóis que foram trocados aqui, são lençóis que nós trazemos de casa. Os sujos estão aqui para levar para casa, junto com as bactérias”, disse o acompanhante em um dos vídeos.
Estoque
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que está finalizando um contrato para compra emergencial de 30 mil lençóis para toda a rede pública de saúde. "A dificuldade em repor o estoque se deve ao fato do material estar em falta no mercado para entrega imediata. No caso do Hospital Regional de Santa Maria, o estoque atual é de 2 mil lençóis e outros 4 mil devem chegar à unidade até quarta (17)", garantiu o pasta.
Contradizendo as imagens dos vídeos, a direção do HRSM alegou haver estoque suficiente de lençóis descartáveis para o atendimento de pacientes.
Combate
No início do mês, o HRSM precisou isolar 16 pacientes contaminados com a bactéria multirresistente Acinetobacter baumannii. Na tarde desta segunda (15), o secretário de saúde do Distrito Federal, João Batista de Sousa, se reuniu com os deputados distritais, na Câmara Legislativa, para discutir sobre as providências adotadas para a melhoria do atendimento aos usuários da rede pública de saúde e, também, sobre o combate aos casos graves de infecções por bactérias multirresistentes registrados na rede hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário