Jéssica Nascimento
Do UOL, em Brasília
Do UOL, em Brasília
A felina Brisa tem um ano de idade e deu entrada no estabelecimento na última sexta-feira (14) para cuidar de uma ferida na lateral esquerda do corpo. Quando sua dona, a professora Michele Karoline Souza, 33, chegou ao local para buscar o animal na manhã de segunda-feira (17), foi informada que o bichano havia aberto a porta da gaiola onde estava, pulado e fugido.
Michele conta que o animal é o xodó da casa e que toda a família está muito triste com a situação. "Éramos muito apegados a ela. Vimos Brisa nascer e a alimentamos com mamadeira, pois a mãe dela estava bastante doente. Demos todo o cuidado e amor do mundo."
A professora conta que a clínica não deu mais informações sobre o desaparecimento. Segundo ela, o veterinário foi ao local no domingo (16) para ver como estava a ferida de Brisa. "Ele disse que a gata estava aparentemente tranquila e disse acreditar que ela tenha forçado a porta da gaiola e pulado da baia."
O dono da clínica Daniel Prates informou ao UOL que um caso semelhante nunca havia ocorrido no estabelecimento e que está fazendo todo o possível para encontrar o animal. "Estou distribuindo anúncios e avisando para toda a vizinhança. Também estamos oferecendo uma recompensa [para quem encontrá-la]."
Abalada com a situação, Michele diz que ainda não pensa em processar a clínica. Para ela, a única coisa que importa neste momento, é encontrar a sua melhor amiga. "Ela tem cor cinza, olhos azuis e é bem dócil. Também está com algumas partes depiladas devido aos exames que foram feitos. Queremos encontrá-la de qualquer forma."
Caso alguém tenha alguma informação sobre o caso, basta ligar para os números: (0xx61) 8284-6712, 8497-3008, 8539-4845 ou 9664-7808.
Responsabilidades
Segundo especialistas, a partir do momento em que a guarda do animal passa a ser da clínica veterinária, a empresa fica inteiramente responsável pelos devidos cuidados em favor do animal. De acordo com o artigo 14 do Código do Consumidor, a atividade é defeituosa quando não fornece a segurança que o cliente pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais: o modo de seu fornecimento; o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam; a época em que foi fornecido.
"O mínimo que se pode esperar na execução deste serviço da clínica veterinária é a guarda e o zelo com o animal doméstico deixado sob sua vigilância e cuidado", explica o advogado Max Kolbe. Segundo ele, Michele tem direito a receber danos materiais e morais como valor financeiro do animal e a substituição dele.
O especialista em direito do consumidor Bruno Vasconcelos diz que uma denúncia no conselho profissional da classe (CRMV/DF) deve ser feita pela proprietária da gata.
"É necessário levar tal situação ao órgão para que sejam apuradas eventuais transgressões éticas e disciplinares do profissional. A clínica agiu de maneira negligente ao permitir que o animal, que estava sob a sua tutela, fugisse do local."
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