segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Aparecem mais quatro contas de Eduardo Cunha no exterior

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDE5BsQBoQlLyhYWxeylEveX5gTlrKkkHLCT-ZPAU3gIZRqWe1Dhg4oCi5YAfiDjuqcOtpCicoPHr0JqdqWDJJCc_KaKLPY4HjaijlR7JsEbY2_NIcGGnHJnaY9y8J6wTwmoYisV4hwKBY/s1600/AAAACHANTAGISTA.gif
Ilustração de 007bondeblog


Aguirre Talento e Gustavo Uribe

Folha

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é acusado por dois empresários da Carioca Engenharia de ter recebido propina em ao menos cinco novas contas mantidas no exterior e até então desconhecidas das autoridades brasileiras. 



Em outubro, a descoberta de quatro contas secretas na Suíça mantidas por Cunha e sua família agravou sua situação política e gerou um novo inquérito contra o peemedebista. Se confirmados os novos relatos, totalizariam nove contas bancárias no exterior ligadas ao deputado.


A Folha teve acesso à tabela de transferências bancárias no exterior entregue pelos empresário Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior no acordo de delação premiada que firmaram com a Procuradoria Geral da República na Operação Lava Jato. A documentação está sob sigilo.


De acordo com os empresários, as transferências eram propina para Cunha com o objetivo de obter a liberação de verbas do fundo de investimentos do FGTS para o projeto do Porto Maravilha, no Rio, do qual a Carioca Engenharia obteve a concessão em consórcio com as construtoras Odebrecht e OAS.


FÁBIO CLETO
Essa liberação ocorreria por influência de Fábio Cleto, um aliado de Cunha que ocupou uma vice-presidência da Caixa Econômica Federal e também o conselho do fundo de investimento do FGTS.

As transferências informadas à PGR totalizam US$ 3,9 milhões entre 2011 e 2014, saindo de contas na Suíça dos delatores para cinco contas no exterior que eles afirmam terem sido indicadas pelo próprio Cunha.

“Em geral, seu filho [Ricardo Pernambuco Júnior] se reunia com Eduardo Cunha para saber em qual conta deveria ser feita a transferência”, disse Ricardo Pernambuco em seu depoimento, prestado em 30 de setembro e ainda sob sigilo. “Todos os pagamentos feitos a Eduardo Cunha foram no exterior”, afirmou.


(reportagem enviada pelo comentarista Wilson Baptista Jr.)

Nenhum comentário: