Um chimpanzé chamado Ponso demonstrou ter ficado muito feliz com a visita de uma cuidadora à ilha onde vive sozinho desde a morte de seus pares. O animal, que parecia estar sorrindo, recebeu a francesa Estelle Raballand com um abraço caloroso, conforme mostram as fotos do encontro.
Ponso, segundo o jornal "Daily Mail", está há cerca de três anos sem a companhia de outros chimpanzés desde que uma fêmea, com quem teve três filhotes, faleceu junto com a cria. Todos eles, assim como outros 20 animais da espécie, foram abandonados na ilha após um laboratório de Nova York tê-los abandonado na região após usá-los para testes.
Ponso foi o único sobrevivente da espécie.
Um morador local chamado Germain era a única companhia do chimpanzé durante os últimos anos. Ele levava banana e pão para sustentar o animal, que não tinha outras fontes de alimento desde o ano passado na pequena ilha pertencente à Costa do Marfim.
No site GoFundMe há um financiamento coletivo para ajudar no sustento de Ponso. Já foram arrecadados cerca de R$ 93 mil reais, um valor mais do que suficiente para garantir uma dieta adequada. O restante será destinado ao deslocamento do animal quando a justiça definir um futuro para ele.
O laboratório New York Blood Center usou os chimpanzés em pesquisas sobre hepatite, mas, ao encerrar as pesquisas em 2005, enviou os animais à ilha. Desde então, eles usavam um avião para garantir a sobrevivência dos chimpanzés. Em maio do ano passado, no entanto, o laboratório anunciou o fim do suporte por conta de disputas com o governo local.
Fonte: Revista Marie Claire
Nenhum comentário:
Postar um comentário