sexta-feira, 4 de março de 2016

Juíza de Mendoza, na Argentina, decide enviar Cecilia ao Brasil

Postado em 02/03/2016
cecilia-chimpance
Cecilia/ jornadaonline.com

 
A Juíza María Alejandra Maurício, da cidade de Mendoza, Argentina, decidiu dentro de um processo de Habeas Corpus, iniciado pela organização AFADA – Associação de Funcionários e Advogados que lutam pelos direitos dos Animais, que a chimpanzé Cecilia fosse transferida para o Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, afiliado ao Projeto GAP.

Cecilia, de 19 anos,  ficou sozinha no zoológico após a morte inesperada, em um curto espaço de tempo, de seus companheiros Charly e Xuxa. Ela está depressiva e as condições nas quais se encontra são precárias, o que piora seu estado de ânimo.

O processo já está correndo há mais de um ano na Justiça da Província Argentina. Uma das alternativas existentes era enviá-la a um Zoológico na Província de Rio Negro, onde um chimpanzé macho se encontra sozinho, após ser transferido na calada da noite do Zoológico de Córdoba a fim de evitar sua libertação através de um  outro processo de Habeas Corpus que estava com possibilidades de ser concedido. O chimpanzé Toti, em Rio Negro, também sofre de depressão, mas os proprietários do zoológico privado se negam a transferi-lo para algum centro onde possa desfrutar do convívio com seus iguais.

A Juíza Maurício deu um prazo de 30 dias para que o documento legal de doação da chimpanzé Cecília esteja pronto, a fim de poder iniciar os trâmites do seu traslado ao Brasil.

Dr. Pedro A. Ynterian

Presidente, Projeto GAP Internacional





ONU apoia transferência de orangotangos e chimpanzé para Santuário do GAP no Brasil

Postado em 21/08/2015
los andes
Cecilia (Los Andes)

Em cartas enviadas à Argentina e México, o Projeto GRASP (Great Apes Survival Partnership), da ONU, coordenado por Doug Cress, respalda a transferência dos orangotangos Sandra e Toto, que vivem, respectivamente, no Zoológico de Buenos Aires e no Zoológico de Chapultepec (cidade do México), e da chimpanzé Cecilia, que vive no Zoológico de Mendoza, na Argentina, para o Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, afiliado ao Projeto GAP.

Nos casos da Argentina, os grandes primatas estão representados por um pedido de Habeas Corpus, em um processo que está sendo conduzido pela ONG local AFADA para libertá-los do cativeiro isolado e precário. O GRASP escreveu as cartas para os Juízes que estão analisando os casos. Já o caso de Toto está sendo negociado pelo projeto GAP México junto com a direção do zoológico, e está sendo coberto por uma grande campanha que se intensificou depois da morte do irmão de Toto, Jambi, no final do mês de julho. A carta do GRASP foi direcionada à direção do zoológico mexicano.


Este apoio de um Organismo das Nações Unidas, que luta pela sobrevivência das espécies de Grandes Símios no mundo, é uma prova evidente de que os grandes primatas devem morar em Santuários, quando não podem retornar à vida livre.
Veja abaixo as cartas originais (em inglês):

Dr. Pedro A. Ynterian
Presidente, Projeto GAP Internacional
Camapna Toto GAP Mexico (4) Camapna Toto GAP Mexico (1) Camapna Toto GAP Mexico (3) Camapna Toto GAP Mexico (2) Camapna Toto GAP Mexico (5)

Nenhum comentário: