quinta-feira, 3 de março de 2016

Saruê prenha se agarra às pessoas que salvaram seus bebês

Por Rhona Melsky / Tradução de Alice Wehrle Gomide
EUA Texas gamba prenhe pessoasFotos: Judy Obregon
Judy Obregon conhece um gambá quando ela vê um. Um deles visita sua varanda regularmente.

Enquanto ela dirigia pelo seu quarteirão no dia 20 de fevereiro, a caminho da casa de sua sogra, ela parou quando viu o que imaginava ser um gambá morto na rua.

Até que o pequeno ergueu sua cabeça. E olhou na direção de Obregon.

Era como se o gambá soubesse que Obregon estava lá para ajudar.

“Eu sabia que não podia virar as costas”, ela disse.

Como fundadora do grupo de resgate animal The Abandoned Ones "Saving Animals in Danger" em Forth Worth, Texas, Obregon vem resgatando cães principalmente de uma área bem conhecida pela rinha de cães em sua cidade. Entretanto, se um animal precisa de ajuda, independentemente da espécie, Obregon entra em ação, assim como ela fez com o gambá.
EUA Texas gamba prenhe pessoas2A gambá no começo tentou ir embora antes de Judy Obregon ter conseguido colocá-la na beira da estrada.
Obregon saiu de seu carro e andou até o gambá e viu uma trilha de sangue desde a calçada até o animal, com uma vara ensanguentada no chão perto dele. Sua intuição disse que o animal não tinha sido atropelado por um carro e que o gambá era “uma gambá” carregando bebês.


Ajudando os desamparados
A gambá continuou se esforçando para levantar sua cabeça e tentou andar, então Obregon gentilmente empurrou o animal para a beira da estrada para prevenir um acidente com um carro. Obregon correu até seu carro para pegar uma camiseta para aquecer a gambá.
EUA Texas gamba prenhe pessoas3Obregon encontrou uma camiseta em seu carro e conseguiu enrolar a gambá para aquecê-la.
Ela então pegou seu telefone e começou a tentar encontrar alguém que pudesse ajudar. Após ligar para a DFW Wildlife Coalition, ela recebeu uma lista de telefones de reabilitadores locais de vida selvagem e finalmente conseguiu falar com Tabatha, que morava somente alguns minutos longe do local.


Enquanto ela aguardava Tabatha, Obregon sabia que era muito importante encontrar uma caixa e manter a gambá segura e aquecida.

Como ela estava somente a um quarteirão da casa de sua sogra e seu marido estava lá, ela pediu que ele cuidasse da gambá enquanto ela corria para pegar uma caixa.


Obregon queria garantir que não machucaria o animal.

A gambá era tão pequena. Tão frágil.

E tão assustada.

“Eu coloquei a caixa no chão para ver se a gambá iria entrar sozinha”, ela disse. “Eu coloquei na frente dela e usei minhas mãos para guiá-la para dentro da caixa”. A gambá teve dificuldade, mas conseguiu se arrastar para dentro, como se ela soubesse que estava sendo resgatada, de acordo com Obregon, que então carregou a caixa até a casa de sua sogra, onde ela sentou na frente e esperou.

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/AnGzQ1V8wC4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


O socorro para a vida selvagem chega

Tabatha chegou cerca de 10 minutos depois.

“Eu estava tão emotiva”, Obregon disse. “Eu faço resgate todo o tempo, mas ver outra resgatista fazer o que eu faço foi emocionante”.
EUA Texas gamba prenhe pessoas4Tabatha, a reabilitadora de vida selvagem, avaliou Angel na primeira noite que ela a levou para casa. (Fotos: Tabatha)


Tabatha é uma reabilitadora de vida selvagem que está em seu quarto ano no trabalho de ajudar a reabilitar uma variedade de animais, desde gambás (os únicos marsupiais da América do Norte) e esquilos, até visons e guaxinins. 


Ela e seu marido Ronnie possuem uma sublicença (eles trabalham para alguém que é licenciado) pelo estado do Texas, onde eles aprendem tudo que precisam para reabilitar os animais, desde alimentação, triagem e como determinar se um animal precisa de cuidado veterinário, até nutrição, como arrumar uma gaiola e libertar um animal novamente na natureza. Tabatha está no processo de solicitar sua própria licença.


EUA Texas gamba prenhe pessoas5Os ferimentos de Angel eram extensos, e Tabatha acredita que eles foram infligidos por humanos.
Primeiro, Tabatha verificou que a gambá era mesmo uma fêmea e que ela tinha joeys (bebês de marsupiais) em sua bolsa. Joeys nascem cegos, carecas e completamente indefesos; eles pesam cerca de 3 a 4 gramas e se desenvolvem na bolsa de sua mãe por 60 dias. Tabatha cobriu a gambá, que Obregon chamou de Angel, com um cobertor e a colocou em segurança em uma caixa de transporte e a levou para casa.


“Eu diria que ela não tinha sido atropelada por um carro devido à evidência do sangue e pela situação que ela estava”, Tabatha disse. “Eu diria que ela foi atingida por algo”.


Um plano para Angel se recuperar
Chegando à sua casa, Tabatha pegou Angel para avaliá-la por completo e não encontrou nenhum osso quebrado ou sangramento profundo. “Eu pude ver na avaliação que ela foi atingida, e eu tenho quase certeza que era uma arma de chumbinhos”, Tabatha disse. Havia cerca de quatro dentes que foram danificados e uma ferida no céu de sua boca onde o chumbinho atingiu. Como não tinha nenhum ferimento de saída, provavelmente Angel engoliu o chumbinho.
EUA Texas gamba prenhe pessoas6Na segunda noite, Angel começou a melhorar.
Tabatha ligou para um veterinário de vida selvagem, o qual ela sempre consulta, e falou sobre o caso, determinando que Angel não precisava ir até a clínica. Pelo conselho do veterinário, Tabatha administrou medicamentos para dor e líquidos, limpou os ferimentos de Angel e a colocou em uma gaiola, alimentando-a com vegetais, frutas e frango. “Você pode dizer que sua boca estava dolorida, mas ela está comendo e bebendo sozinha, o que é uma excelente notícia”.


Ela também verificou os bebês de Angel, que estavam bem. Entretanto, ela não podia removê-los, pois isso seria perigoso para eles.
 
Gambás frequentemente possuem uma má reputação, mas um pouco de educação pode ir além.
EUA Texas gamba prenhe pessoas7Angel ama ser abraçada e se aconchegar com Ronnie, o marido de Tabatha, que também é um reabilitador de vida selvagem.
Para começar, é muito improvável que eles sejam portadores da raiva, de acordo com Tabatha, já que sua temperatura é muito baixa para sustentar o vírus. Na maioria das vezes eles tem medo dos humanos e não são agressivos.

Tabatha vem avaliando Angel à noite porque os gambás são animais noturnos. Ela quer garantir que Angel esteja calma e que não haja ruídos altos. “Neste momento ela está assustada e dá para ver que ela está sofrendo”, ela disse. “Ela é muito doce. Gambás possuem uma personalidade tímida”.


Quando assustados, os gambás silvam e abrem bem suas bocas. “Se isso não funcionar, eles se fingem de mortos e eles realmente possuem glândulas em seus ânus que secretam um fluído com odor horrível para fazer parecer que eles cheiram como um animal morto”. Normalmente, se você os deixar quietos, eles irão embora, a não ser que haja comida.


Aceitando ajuda de humanos
Apesar de Tabatha saber que Angel foi ferida por humanos, “ela não tentou me morder nenhuma vez”, ela disse. “Ela sabe que estou aqui para ajudar, e não machucá-la. Eu acho que ela tem uma ótima chance de ficar bem”.
EUA Texas gamba prenhe pessoas8Angel continua a se recuperar, e Tabatha espera poder libertá-la em algumas semanas.
“Meu objetivo é garantir que ela não pegue nenhuma infecção, fazer com que ela ganhe mais peso, e libertá-la com seus bebês assim que possível”, o que certamente será em uma semana ou duas, contanto que Angel continue a se recuperar. Tabatha conhece um homem que ama vida selvagem. Ele possui 60 acres e a caça é proibida, então ela irá libertar Angel em sua propriedade.

Resgatar Angel “não foi um dos meus típicos resgates porque eu resgato cães e gatos”, Obregon disse. “Isto é fora do comum para mim, mas eu não iria evitá-la só por causa disso. Ela ainda é um animal com um coração batendo, e ainda estava batendo quando eu cheguei a ela”.


Se você encontrar um animal selvagem ferido, a Humane Society of the United States tem informação para ajudar. Você também pode entrar em contato com parques e organizações locais de vida selvagem para informação e uma lista de reabilitadores em sua região, ou ligar para a unidade de controle animal. Se você levar um animal selvagem para um reabilitador, lembre-se de deixar uma doação já que eles são autônomos.

Fonte: The Dodo

Mais notícias

Nenhum comentário: