quinta-feira, 3 de março de 2016

Ele não pode agradecer o suficiente pelo que ela lhe fez

Por Sarah V Schweig / Tradução de Alice Wehrle Gomide
Tailandia agradecer fez por eleFotos: Claudia Lifton
Quando uma amante dos animais viajou para a Tailândia para ajudar elefantes explorados pela indústria do turismo, ela nem imaginava que viria uma história incrível sobre a mudança de vida bebê macaco órfão muito sortudo.

Claudia Lifton, que agora vive em Denver, nos EUA, e trabalha para a Factory Farming Awareness Coalition (Coalisão para Conscientizar sobre Fazendas Industriais), estava indo da Tailândia para Laos para renovar seu visto em 2013, quando ela estava passou por um pequeno vilarejo rural chamado Pak Bang. Durante sua parada, ela decidiu explorar.
Tailandia agradecer fez por ele2
“Eu subi uma colina e cheguei a uma área bem rural aonde os ocidentais quase nunca vão”, Lifton disse ao The Dodo. Quando ela chegou ao topo, bem ao lado de fora de uma loja de bicicletas, ela viu algo que sabia que não conseguiria deixar para trás: um macaco de 3 meses de idade amarrado pelo pescoço em uma gaiola.

Ela tentou dizer aos donos da loja que o macaco parecia terrivelmente doente – e essa foi somente a primeira de suas dificuldades. “Ninguém falava inglês, então eu simplesmente sentei no chão e não ia embora”.

Tailandia agradecer fez por ele3
Finalmente, os aldeões trouxeram um homem do vilarejo, uma das poucas pessoas em toda a região que falava inglês. Acontece que a família na realidade tinha resgatado o macaco de um destino muito pior do que o que ele estava enfrentando no momento.


A família disse que eles resgataram o bebê de caçadores que iam vendê-lo para o comércio de animais exóticos. “Eles o compraram para que ele não fosse enviado para a Tailândia e se tornar um macaco dançarino ou animal de estimação de um americano estúpido”, Lifton disse.

Lifton implorou para que a família a deixasse levar o bebê, explicando que ele iria morrer se não recebesse cuidado médico, mas eles se recusaram. “Eu ofereci a eles todo o dinheiro que tinha comigo, minha câmera e meu iPod, mas eles disseram não”.
Tailandia agradecer fez por ele4
Finalmente, ela teve uma ideia interessante: dar uma de louca. Desde as 9 da noite até meia-noite, Lifton fez um escândalo. “Todas as pessoas vinham para a loja de bicicletas e viam esta pessoa louca chorando na frente da loja. Eles provavelmente pensaram que eu era uma lunática, o que eu meio que era”.

Por fim, os donos da loja ficaram tão envergonhados pelo episódio, que concordaram que Lifton levasse o macaco em troca de sua câmera de $300.


Mas isso era somente o começo.
Tailandia agradecer fez por ele5
O que Lifton faria com esse bebê macaco, ela ainda tinha que descobrir. A primeira coisa que ela fez foi chamá-lo de Nahuglai, que significa “eternamente amado” em Laos. “Mas nós todos o chamávamos de Hug (Abraço)”, ela disse.

Após passar a noite com o macaco do lado de fora do único albergue da cidade (que não permitiu que ela entrasse com o pequeno macaco agarrado em seu pescoço), ela ligou para sua mãe que estava nos EUA e pediu ajuda. “Eu disse a ela que se nós não encontrássemos um santuário para ele, eu provavelmente teria que ficar em Laos para sempre”.
Tailandia agradecer fez por ele6
Mas finalmente, Lifton soube do ACRES Wildlife Sanctuary, uma organização que transformou um zoológico em um lugar que ajuda, em vez de ferir, os animais. O santuário também tinha um gruupo de macacos resgatados dispostos a receber o pequeno em sua família.

Enquanto isso, Nahuglai estava se tornando cada vez mais apegado a ela. Andando em um barco por 10 horas, ele conseguiu jogar os fones e ambos os sapatos de Lifton para a água. E durante uma viagem noturna de ônibus de 10 horas, Nahuglai estava grudado no rosto de Lifton. “Toda vez que eu tentava tirá-lo, ele gritava e as pessoas ficavam bravas porque elas estavam tentando dormir”.
Tailandia agradecer fez por ele7
Quando Lifton finalmente chegou ao santuário, ela estava descalça e coberta de bananas, fezes e urina. Ela também não tinha dormido por 5 dias. “Mas tudo isso valeu a pena”, ela disse. Lifton ainda recebe notícias de Nahuglai, que vive muito feliz com sua mãe e irmãos adotivos no santuário. De acordo com as pessoas lá, ele se tornou o líder mais corajoso de todos eles.
Tailandia agradecer fez por ele8
Agora o pequeno Hug está recebendo todos os abraços possíveis.
“E eu ainda verifico com o homem que fala inglês naquele vilarejo para garantir que as pessoas não tenham obtido mais nenhum macaco”, Lifton disse.
Fonte: The Dodo

Nenhum comentário: