Um computador conseguiu distinguir os diferentes dialectos das baleias, um passo importante para desvendar o segredo de como estes mamíferos marinhos comunicam entre si.
Cada espécie desenvolve a sua "melodia", apenas entendida pelos elementos do seu grupo. Um pouco como o sotaque das línguas dos seres humanos.
Ao analisar as gravações dos sons emitidos pelas baleias, investigadores conseguiram criar um algoritmo que distingue o dialecto de cada espécie.
O programa ouve os registos de cada grupo de animais e examina as frequências. "Não estamos à procura de cada som, estamos à procura do conjunto de sons", explicou à revista New Scientist Sarah Hallerberg do Instituto Max Planck na Alemanha. "É como olhar para todo o texto e não apenas para uma palavra".
Investigadores do grupo ecologista Ocean Sound gravou os sons de seis grupos de baleias-piloto ao longo da costa da Noruega. Ao utilizar o algoritmo, a equipa de Sarah Hallerberg conseguiu provar que cada família de baleias tem o seu próprio dialecto.
Fonte: SIC Notícias / mantida a grafia lusitana original
Nenhum comentário:
Postar um comentário