segunda-feira, 11 de abril de 2016

Bicho-preguiça que teve unhas arrancadas na BA é solto em reserva

Segundo veterinário, animal terá que reaprender a subir em árvores. Homem que feriu o bicho responde em liberdade pelo crime.

BA barradochoca preguica 1Bicho-preguiça foi socorrido pela Guarda Municipal, após denúncia de maus-tratos (Foto: Divulgação/ Guarda Municipal de Barra do Choça)O bicho-preguiça que teve unhas arrancadas com uma serra por um homem, na cidade de Barra do Choça, sudoeste da Bahia, foi solto em uma reserva ambiental do município de Boa Nova, a 95 quilômetros de Barra do Choça.

O animal teve que ser solto antes das unhas crescerem, porque é uma espécie que não se alimenta em cativeiro. Durante o período em que o o bicho-preguiça ficou no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Vitória da Conquista, foi alimentado através de uma sonda.




Logo que foi solto na reserva ambiental, o bicho começou a subir nas árvores e a se alimentar. A equipe do centro de triagem vai fazer visitas frequentes à reserva para verificar o estado de saúde do animal.


O homem que arrancou as unhas do bicho foi preso no dia do crime e responde em liberdade por maus tratos a animais. A punição para esse tipo de crime vai de pagamento de multa até prisão do acusado por um período de três meses a um ano.

Recuperação
Os ferimentos do bicho-preguiça estão cicatrizando aos poucos, mas a pata ferida ainda está bem sensível. Por isso, o animal vai precisar se readaptar às condições de vida na natureza.

Segundo o veterinário que cuida do animal, ele vaiu ter que se adaptar às novas doncições, porque as unhas demoram muito para crescer. "Ela terá que aprender novamente a se locomover não usando as garras, mas abraçando o tronco”, afirma Aderbal Azevedo.

De acordo com a Polícia Civil de Barra do Choça, em depoimento, o homem disse não ter se arrependido do ato. A delegada Gabriela Vieira, responsável pelo caso, disse que o homem foi preso após a Guarda Municipal de Barra do Choça receber uma denúncia.

Os agentes flagraram os maus-tratos ao animal na casa do acusado. "Quando perguntei a motivação dele [o homem preso], ele apenas disse: 'porque eu quis'", afirmou a delegada.

Após ser preso, o homem relatou que o animal foi capturado por ele na zona rural de Barra do Choça.


Fonte: G1

Nenhum comentário: