segunda-feira, 11 de abril de 2016

Veado-catingueiro em recuperação na ONG Mata Ciliar é solto; veja vídeo

 08/04/2016 19h44

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2016/04/veado-catingueiro-em-recuperacao-na-ong-mata-ciliar-e-solto-veja-video.html

Animal havia sido resgatado após ficar preso em cerca.
Ele teve ferimentos no corpo e corria risco de morte.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

O veado-catingueiro que foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros depois de ficar preso na cerca de uma empresa que fica na via Anhanguera, em Jundiaí (SP), foi solto em seu habitat natural. O animal demorou pouco mais de um minuto para sair da caixa e voltar para a mata. A soltura foi na terça (5) e o vídeo foi divulgado nesta sexta-feira (8) (veja o vídeo acima).
Corpo de Bombeiros resgata veado-catingueiro preso em cerca (Foto: Associação Mata Ciliar)Animal ficou isolado em local confortável antes da soltura (Foto: Associação Mata Ciliar)
O animal havia sido levado para se recuperar na associação Mata Ciliar no domingo (3). Por causa do estresse que passou, a situação do animal era bastante crítica. Ele teve ferimentos nos membros e pelo corpo, mas nenhuma fratura, após ficar preso entre um pilar de concreto e uma barra de ferro.

Segundo a coordenadora de fauna da ONG, Cristina Harumi Adania, o animal é um macho adulto. Ele recebeu atendimento veterinário, mas ainda corria risco de morte. Quando chegou na ONG, o veado-catingueiro foi isolado em local confortável e fechado para que ele se sinta seguro.

Nesta terça-feira, a ONG fez a soltura do animal. "Apesar da ferida, que ainda estava cicatrizando, ele [veado-catingueiro] foi solto porque o cativeiro poderia levar ao quadro que chamamos de miopatia de captura, levando o animal ao choque", explica Cristina.


ONG Mata Ciliar
A associação Mata Ciliar trabalha desde 1998 com a reabilitação e retorno de animais ao habitat natural e já recebeu mais de 14 mil bichos que sofreram algum tipo de trauma. A ONG presta atendimento médico-veterinário aos animais provenientes da Serra do Japi e outras áreas na região de Jundiaí. Dezenas de animais ficam feridos quando saem de seu habitat natural e entram em contato com "armadilhas" da cidade.
Corpo de Bombeiros resgata veado-catingueiro preso em cerca (Foto: Crysman Germano de Souza/Arquivo Pessoal)Veado-catingueiro foi resgatado pelos bombeiros (Foto: Crysman Germano de Souza/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário: