segunda-feira, 11 de abril de 2016

Descoberto ninho com filhote de harpia em Porto Seguro, BA

logo capa2
É a primeira vez em 10 anos que o grupo de monitoramento do ICMBio localiza um ninho com filhote de gavião-real em área de Mata Atlântica na região
Por Afonso Capelas Jr.
BA portoseguro harpia img 9624 1 Harpia voltando para o ninho com presa nas garras no Parque Nacional do Pau Brasil, na região de Porto Seguro, sul da Bahia (Fotos: Jaílson Souza)

O ninho com um filhote de harpia (Harpia harpyja), também conhecida como gavião-real, foi encontrado dentro dos limites do Parque Nacional do Pau Brasil, na região de Porto Seguro, sul da Bahia. Biólogos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – órgão que administra o parque – ficaram surpresos com a descoberta. É a primeira vez em 10 anos que o grupo de monitoramento do ICMBio localiza um ninho com filhote dessa espécie em área de Mata Atlântica em Porto Seguro.

“Foi por acaso. Um rapaz estava consertando uma ponte nas proximidades do parque quando avistou um filhote sobrevoando a região. Enviamos uma equipe a campo, que localizou a ave e confirmou ser uma harpia com poucos meses de vida”, comemorou o chefe do Parque Nacional do Pau-Brasil, Fabio André Faraco.

Nas imediações do parque quatro dessas grandes aves de rapina são monitoradas constantemente pela equipe de Faraco. “A grande descoberta é que esse filhote especificamente era desconhecido para nós. Pode ser um indício de que a espécie, pertencente ao topo da cadeia alimentar e de difícil preservação, está conseguindo se reproduzir e aumentar a população aqui em Porto Seguro e região”.


Em dezembro de 2014 uma fêmea adulta de harpia foi solta no Parque Nacional do Pau Brasil, depois de ter sido resgatada e receber cuidados dos pesquisadores durante mais de dois anos. Desde então ela é monitorada via satélite por meio de anilhamento e radiotransmissor.
BA portoseguro harpia img 9640Harpia no Parque Nacional do Pau Brasil, na região de Porto Seguro, sul da Bahia. A ave, também conhecida como gavião-real, está na categoria vulnerável da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.
Fonte: National Geographic

Nenhum comentário: