segunda-feira, 11 de abril de 2016

Denúncia grave:Vídeo viral de coelho tem lado trágico: a verdade sobre Wheelz, o coelho skatista

logo capa2
Por Jena Hunt / Tradução de Marli Vaz de Lima
EUA coelho paralyzed bunny wheelchair skateboard wheelz 81 1200x675
Todo mundo adora um vídeo fofo de animal, mas o vídeo de um coelho que ganhou popularidade especial no YouTube e por meio da mídia social - até mesmo agências de notícias nacionais - ao longo dos últimos dois meses tem sido a saga de Wheelz, o filhote de coelho que ficou paralítico e recebeu celebremente uma minúscula "cadeira-de-rodas", feita a partir de um skate de brinquedo em miniatura.

Os cuidadores de Wheelz’ na fazenda Overlook Acres Farm, que se retratam como campeões da agricultura de pequeno porte, estão se promovendo com o minúsculo – e inegavelmente adorável – coelho em seus vídeos postados, e tem se denominado como heróis deste coelho. Mas vamos esclarecer porque Wheelz estava sendo criado nesta fazenda específica em primeiro lugar: para carne.


Enquanto ainda desconhecida se comparada às carnes de frango ou bovina, a carne de coelho tem crescido em popularidade nos últimos poucos anos. Infelizmente, coelhos não são protegidos sob o Ato de Métodos Humanitários de Abate do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA’s Humane Methods of Slaughter Act), assim eles podem ser mortos realmente de qualquer forma que o fazendeiro ache melhor: corte na garganta, decapitação ou até mesmo sendo esmagados até a morte.



Por que Wheelz ficou paralítico?
Uma questão que permanece é por que Wheelz tornou-se paralítico, antes de tudo? A Fazenda Overlook Acres afirma que o coelho bebé foi mordido na coluna vertebral por um coelho fêmea dominante (quando em locais superlotados, coelhos podem atacar os bebês uns dos outros).


No entanto, isso pode não ser a história toda; Wheelz foi um dos muitos coelhos que foram mantidos em temperaturas congelantes e foi encontrado, de acordo com a Overlook Acres, “quase congelado".

EUA coelho 1479396 1712113799033654 8388285839551229289 n
A maioria dos criadores não criam seus coelhos no inverno, por essa razão. Os coelhos bebê não são capazes de regular suas próprias temperaturas corporais, e quando um bebê é retirado do ninho, mesmo num clima de 10°C, aquele bebê pode sofrer e até mesmo morrer. Uma melhoria simples, como trazer os bebês para dentro ou ter um aquecedor no celeiro, poderia ter ajudado a ninhada.


Uma vida curta e trágica
A Overlook Acres declarou a vida deste coelho como sendo "maravilhosa", apesar do fato de que ele nunca tinha sequer sido levado a um veterinário até que ele estava perto da morte.


Infelizmente, Wheelz faleceu com apenas quatro semanas de idade. Essa foi a sua primeira e última visita a um veterinário. A Overlook Acres ignorou consistentemente os pedidos de pessoas preocupadas, que comentaram nos vídeos e postagens nas redes sociais implorando aos cuidadores de Wheelz para o levarem para os cuidados de um profissional.


No entanto, a Overlook Acres respondeu a algumas perguntas de por que ele não foi levado ao veterinário em tempo: “… você deve decidir quanto é absolutamente vital gastar dinheiro em um veterinário e se é até mesmo prático”. Em vez de procurar assistência real para o coelhinho indefeso - eles o amarraram a um brinquedo para que ele pudesse ficar andando em volta por entretenimento.

Usando a imagem de Wheelz para apoiar o negócio da carne de coelho
Devido ao seu vídeo viral, Wheelz tornou-se um animal propaganda para esta fazenda, e a sua imagem é consistentemente usada é constantemente usada como uma ferramenta de marketing para arrecadar dinheiro para a Overlook Acres com o fim de ajudar a criação (e abate) de outros animais em suas instalações.

Os agricultores criaram várias campanhas de arrecadação de fundos, incluindo uma na Kickstarter (para um livro de ilustração infantil sobre Wheelz) e uma campanha na GoFundMe, o que contribuiria para a "colheita" de outros coelhos.


Ainda mais tristes são os prêmios das contribuições, que incluem, para US$ 15, um prêmio de escolher qualquer coelho da fazenda e matá-lo você mesmo e, para US$ 20, um de aprender a matar um coelho com um especialista da fazenda. Não é o divertimento da família que estaria por trás de um livro infantil. Aqui, devemos ecoar o apelo de muitos grupos de bem-estar dos coelhos: Por favor, NÃO DOEM para a campanha de captação de recursos da Overlook Acres.


E sobre os outros?
Agora que Wheelz deixou seu corpo sofrido, temos que nos perguntar: E sobre seus irmãos e irmãs? E quanto a todos os outros coelhos criados para abate na Overlook Acres?

As pessoas da Overlook Acres alegaram ter amado Wheelz, mas eles não se importaram o suficiente para levá-lo ao veterinário ou certificar-se de que ele não estava com dor. 

Em vez disso, sua memória está agora sendo utilizada como uma fonte de dinheiro. Como consumidores de mídia social, devemos sempre levar em consideração a fonte de vídeos de animais aparentemente inocentes e ter em mente o motivo desses materiais.


Fonte: The Green Planet

Nenhum comentário: