terça-feira, 10 de maio de 2016

Entidades se reúnem para discutir os mosaicos de áreas protegidas do Brasil

foto-noticia-id-104-f3
Esta semana, entre os dias 10 e 12 de maio, acontece no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília (DF), o Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas 2016. O evento, fechado para técnicos e convidados, tem como missão aprofundar a discussão de como fortalecer os mosaicos de áreas protegidas no Brasil, instrumentos de gestão voltado à conservação da natureza e ao desenvolvimento sustentável.

Na programação, constam mesas-redondas, painéis, grupos de trabalho, rodadas de debates e plenária para aprovação de uma agenda conjunta para 2016/2017. Entre os temas que serão tratados estão governança, gestão integrada  e participativa, valorização sociocultural, sustentabilidade, articulação e cooperação com mecanismos de gestão compartilhada.  

Também está previsto o Intercâmbio de Mosaicos e um Encontro  da Rede Mosaico de Áreas Protegidas (REMAP), a organização que busca reunir essas iniciativas em núcleos regionais  – e que é uma das realizadoras do workshop. Cerca de 120 pessoas, técnicos e especialistas de todo o País, vão participar das atividades durante os três dias.

A Rede de Mosaicos de Áreas Protegidas (Remap), o WWF-Brasil, o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), o ICMBio e a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (SBF/MMA) se uniram e preparam a realização deste evento.

O que são
Mosaicos são, na prática, um grupo de áreas protegidas adjacentes, próximas ou sobrepostas, que se unem para facilitar a gestão integrada e participativa do território em que estão inseridas. Elas fazem isso buscando encontrar soluções para problemas comuns, dividir experiências e partilhar recursos – otimizando custos e esforços e fortalecendo a conservação  e sustentabilidade de sua região.

Eles surgiram como figuras jurídicas em 2000, no decreto que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).  Atualmente, existem 22 mosaicos reconhecidos oficialmente em nosso País – e existem articulações locais que buscam o reconhecimento de cerca de mais 15 deles.

Serviço:
O quê? Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas 2016
Quando? Entre os dias 10 e 12 de maio
Onde?  No auditório do ICMBio, situado à EQSW 103/104, Bloco “D” Térreo, Complexo Administrativo Setor Sudoeste- Brasília (DF)

Nenhum comentário: