terça-feira, 10 de maio de 2016

O ICMBio inicia Ações Integradas de Proteção Ambiental em Planaltina de Goiás

O ICMBio, por intermédio da APA do Planalto Central e a Prefeitura de Planaltina de Goiás começam a planejar ações integradas de fiscalização ambiental, na região do Rio Maranhão.

O ICMBio, por intermédio da APA do Planalto Central, deu inicio a um importante processo de articulação técnica com a Prefeitura de Planaltina de Goias, para implantação de ações de fiscalização ambiental integradas na região, a partir da uma recente reunião realizada na referida Prefeitura do estado de Goiás, da qual participaram, além dos agentes de fiscalização da APA/ICMBIO, representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Agricultura e Turismo do Município, como também da Guarda Civil Municipal e da Policia Militar de Goias.

Essa primeira atividade técnica foi efetivada nesse Município, não só visando acelerar a elaboração de um Programa de Proteção Ambiental Integrada, para a região da APA do Planalto Central no município, haja visto que cerca de 35% da área rural dessa cidade, está situada em regiões dessa Unidade de Conservação Federal, mas também para promover uma maior integração entre os órgãos públicos da região, que atuam nessas áreas rurais e com o  meio ambiente nessa cidade.

Poucas pessoas sabem, mas mais de 30% do território da APA do Planalto Central encontra-se situada no Estado de Goias, onde estão as regiões mais preservadas dessa importante Unidade de Conservação. Além disso, nesse Município de Goias localiza-se uma das maiores áreas de florestas do Cerrado, que circundam as Serras da Bacia do Rio Maranhão, com grandes extensões de matas ainda intactas e onde ocorrem muitas das nascentes que alimentam o Rio Tocantins. 

Por isso, estão sendo planejadas algumas expedições conjuntas e operações de fiscalização ambiental na região, além de atividades de educação ambiental nas escolas rurais locais e de mobilização social junto as comunidades locais. Da mesma forma, foram acordadas algumas iniciativas para o fortalecimento da gestão ambiental no município, como a retomada do seu Conselho Municipal do Meio Ambiente e a participação do Município no Conselho Gestor da APA. Já as primeiras ações integradas de proteção ambiental estão previstas para começarem ainda nesse próximo mês de junho.

Matéria: ECOSBRASIL - Texto: Mauricio Laxe

Nenhum comentário: