- segunda-feira, 12 setembro 2016 18:08
- 1 Comentário
Desde 2008, o Brasil é campeão absoluto no consumo de agrotóxico. Tal protagonismo no setor não foi acompanhada de maior transparência dos dados sobre agrotóxicos: até mesmo os Relatórios de Comercialização de Agrotóxicos, feito pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) deixaram de ser publicados anualmente. O último documento foi tornado público em 2013.
O Portal de Dados Abertos sobre Agrotóxicos surge dessa necessidade de acesso a dados oficiais sobre o consumo de agrotóxicos no País, uma vez que há uma carência na divulgação e no cruzamento desses dados. A plataforma utiliza o software livre CKAN, evitando que o pesquisador faça buscas e downloads separados.
O usuário poderá pesquisar informações sobre comercialização, Agroecologia e Produção Orgânica (fontes de informações sobre produção de alimentos livres de agrotóxicos e transgênicos, dentro da agroecologia e da produção orgânica); Bases de Dados (informações sobre agrotóxicos, tanto no Brasil quanto no exterior); Doenças (relações entre tipos de agrotóxicos, grupos químicos e sintomas e doenças); Conflitos (conflitos gerados pelos agrotóxicos, e pelo modelo do agronegócio em geral); Intoxicações (registro de intoxicações por agrotóxicos); Resíduos em Alimentos (dados sobre análises de resíduos em alimentos); Transgênicos (dados sobre transgênicos) e Uso do Solo (dados sobre uso do solo no Brasil e no mundo).
Saiba Mais
Portal de Dados Abertos sobre Agrotóxicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário