terça-feira, 14 de março de 2017
Mas de 50% do Cerrado já foi destruído.
O Engajamundo organizou no último domingo (12) uma ação em frente ao
Burger King da Avenida Paulista, em São Paulo (SP), para chamar a
atenção sobre a ligação entre a carne dos hambúrgueres da rede de fast
food com o desmatamento extensivo do Cerrado.
A ação foi protagonizada por jovens ativistas fantasiados, alguns deles
de mágicos, que fizeram o “truque” de transformar árvores em
hambúrgueres.
A atividade foi motivada pelo relatório “O Maior Mistério da Produção de
Carne – Os Segredos do Burger King”, lançado recentemente pela
organização norte-americana Mighty Earth e pela norueguesa Rainforest
Foundation Norway, que denuncia o avanço do desmatamento do Cerrado e a
falta de ação por parte do Burger King e de seus fornecedores para
assegurar que não estão comprando soja vinculada à destruição da savana
brasileira.
Usando cartazes com mensagens impactantes e lúdicas e dados do relatório
da Mighty Earth, os jovens chamaram a atenção do público para o impacto
de suas escolhas de consumo ao meio ambiente e cobraram mudanças
efetivas por parte do Burger King, entre as quais a divulgação do nome
de seus fornecedores, informando se e como eles estão em conformidade
com políticas de sustentabilidade; e a adesão à extensão da moratória da
soja – sendo adotada há 10 anos na Amazônia – para o Cerrado.
“No Brasil, poucas pessoas sabem do impacto que o agronegócio e a
produção de alimentos têm sobre os biomas brasileiros, em particular
sobre o Cerrado, e o clima do planeta. A nossa ação teve como objetivo
chamar a atenção para isso e também para cobrar respostas efetivas do
Burger King”, afirmou Raquel Rosenberg, uma das coordenadoras do
Engajamundo.
Cerca de 75% da produção mundial é utilizada na alimentação de animais.
Mais de um milhão de quilômetros quadrados do nosso planeta –
equivalente ao total das áreas da França, Alemanha, Bélgica e Países
Baixos combinadas – são dedicados à produção de soja. A soja é
considerada o segundo maior vetor de desmatamento de florestas no mundo,
ficando apenas atrás da pecuária.
A investigação da Mighty e da RFN constatou que mais de 500 mil hectares
da área em que a Bunge opera foram desmatados entre 2011 e 2015 apenas
no Cerrado. No mesmo período de cinco anos, a Cargill operou em áreas do
Cerrado que apresentaram 130 mil hectares de desmatamento. Além de
comprar soja, a Cargill e a Bunge financiam estradas e outras
infraestruturas e fornecem fertilizantes e outros recursos aos
agricultores. Nem todo o desmatamento registrado entre 2011 a 2015 pode
ser atribuído a essas empresas, mas os dados colhidos demonstram que
elas têm um papel direto e nado desprezível na destruição da
sociodiversidade da região.
A Cargill e a Bunge vendem soja a produtores da carne que é utilizada na
produção de hambúrgueres, nuggets de frango, cachorros-quentes e outros
produtos. Não foi possível obter o número exato de quanta soja
produzida no Cerrado está na cadeia de suprimentos do Burger King, pois a
empresa não divulga a lista completa de seus fornecedores.
Segundo a ong, mais que 50% do Cerrado, bioma conhecido como o berço das
águas do Brasil por abrigar as principais bacias hidrográficas
brasileiras, já foi destruído. O Cerrado tem hoje uma taxa de
desmatamento 2,5 maior que a Amazônia e, sob o atual amparo legal, será
possível desmatar o bioma até que só 10% a 15% de sua cobertura original
seja mantida.
O Engajamundo é uma organização com lideranças jovens e feita para
jovens. Formada por mais de 1,2 mil ativistas de 15 e 29 anos, a
organização busca empoderar a juventude para compreender, participar e
incidir em processos políticos nacionais e internacionais por meio de
formações, mobilização e ações de ativismo. Em janeiro deste ano, o
Engajamundo ganhou o concurso Juventude e Meio Ambiente da Agência
Europeia de Meio Ambiente, e participará de eventos organizados pela
instituição com especialistas e ativistas.
Fonte: Ciclo Vivo
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