- terça-feira, 18 julho 2017 19:54
- Por Duda Menegassi
Dia 17 de julho é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como o “Dia da Proteção das Florestas”. Na véspera (domingo 16/07), o Parque Natural Municipal dos Morros (RS), localizado no município de Santa Maria, fez valer a data especial. Em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e a guarda municipal, a unidade de conservação conseguiu desmontar um abrigo na mata, provavelmente usado por caçadores. e armadilhas.
A ação foi motivada por uma denúncia. Ao chegar lá, as equipes encontraram não apenas uma choupana improvisada, mas também armadilhas para abelhas nativas, chamadas de jataís (Tetragonisca angustula), árvores cortadas, vestígios de fogo recente e muito lixo ao redor do acampamento ilegal. A fiscalização tem sido feita semanalmente e, de acordo com a administração do parque, “a caça de animais e trilheiros motorizados desvinculados de associações ou clubes formais são os nossos principais problemas hoje”.
Criado há menos de um ano, as ações de fiscalização são uma ferramenta para apoiar a efetiva implementação da unidade de conservação. O parque, que possui cerca de 150 hectares de extensão, corresponde a um remanescente de Mata Atlântica do estado sobreposto à zona núcleo da Reserva da Biosfera do bioma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário