quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O uso dos jogos de tabuleiro e do baralho na conscientização ecológica

O uso dos jogos de tabuleiro e do baralho na conscientização ecológica

jogo de tabuleiro
Conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente é um processo que pode ser realizado em diversas áreas da sociedade, como em casa com os familiares, com os colegas de trabalho no ambiente profissional, na internet com as redes sociais e por aí vai.
Também é possível ser muito criativo na hora de realizar a conscientização ecológica. E uma das melhores maneiras de fazer isso é através uso dos jogos de tabuleiro e das cartas.
Especialmente estas últimas podem ocupar um papel importante e interessante na conscientização. Por se tratarem de objetos tão populares e simples de serem adquiridos, é muito fácil utilizar as cartas para juntar diversão e entretenimento com aprendizado e cultura ecológica.
Um exemplo disso é o jogo Eco Fluxx. Fabricado no Brasil pela gigante Copag, esse jogo de baralho tem como objetivo principal fazer com que as pessoas que estejam jogando aprendam mais sobre biologia, meio ambiente e preservação ecológica.
Podendo ser praticado entre dois a seis jogadores, o Eco Fluxx é classificado como um jogo familiar e festivo e que não precisa de muita prática para compreender os seus principais conceitos.
O Eco Fluxx tem como uma de suas características o fato das suas regras sempre estarem em constante alteração, o que torna o jogo dinâmico. Suas cartas são divididas em cinco categorias: novas regras, itens, objetivos, ações e problemas.
Como explicado no vídeo abaixo, cada carta tem uma função diferente e pode mudar completamente a dinâmica do jogo.

YouTube
Já para tabuleiro, o Jogo da Sustentabilidade também pode ser jogado entre duas a seis pessoas e tem o mesmo propósito do Eco Fluxx de despertar a consciência ecológica entre os participantes.
Como principal característica, o Jogo da Sustentabilidade demanda raciocínio lógico de seus jogadores sobre atitudes tomadas com a temática da natureza. Ele tem o mapa do planeta Terra como centro das ações e é uma forma simples e didática de introduzir conhecimentos sobre a geografia de certas regiões para as pessoas.
A narrativa do jogo consiste no jogador salvar o mundo de quatro ameaças diferentes e todas as suas ações nele giram em torno disso. Além da sorte, que é presente nesse jogo de tabuleiro, a tática é fundamental para os participantes conseguirem se sobressair e eventualmente vencer.
Abaixo, o canal do YouTube Celula UFC explica com todos os detalhes sobre a narrativa do jogo e suas principais características.
YouTube
Outro jogo de tabuleiro com propósito ecológico é o Cidades Sustentáveis – O Jogo da Socioecoeficiência, que faz com que os participantes reflitam sobre as suas atitudes cotidianas e como elas podem influenciar na ecologia.
O jogo tem como objetivo apresentar de modo prático de sustentabilidade e socioeficiência para ajudar os participantes a entender como os seus conceitos estão relacionados as suas tomadas de decisão”, afirma Fernando Feitoza, gerente de Educação para a Sustentabilidade da FEE.
Criado pela Fundação Espaço Eco, esse jogo faz com que os até seis participantes cumpram determinadas missões para recuperar certas cidades abandonadas para que elas se tornem novamente habitáveis de acordo com um modo que seja ecologicamente suficiente.
A indústria das cartas nos assuntos ecológicos
Há tempos que a indústria das cartas está consciente dos assuntos ecológicos. Em 2008, por exemplo, a empresa Executive Gaming Monthly (EGM) Green se tornou a primeira do mundo a criar mesas de poker profissionais para a partir de madeira certificada pelo conselho de administração florestal e muitos objetos reciclados.
Eric Hansel, presidente da companhia, afirmou: “Nós usamos metais reciclados para as pernas de nossas mesas estilo torneio e couro de cervo de uma fazenda de criação controlada para a área de descanso do braço. Nossas mesas são as únicas certificadas pelo sistema de classificação Leadership in Environmental and Energy Design Green Building (LEED).”
A mesa da EGM, formada 98% de materiais sustentáveis, estreou em 2008 no maior torneio de poker do mundo (World Series of Poker) em Las Vegas, e o vencedor do evento principal, Peter Eastgate, ganhou uma mesa de poker da EGM.
Além do que foi feito pela empresa de Hansel, diversas outras ações importantes estão sendo tomadas no poker. Também na última década, a Affectionate Brands’ Ollie Pop Bubble Gum patrocinou um evento do esporte em que metade da quantia arrecada foi para a ONG ProtectOurWinters.org, com objetivo de ajudar na causa contra o aquecimento global.
Atitudes ligadas ao esporte das cartas com o meio ambiente são fundamentais não só nos Estados Unidos, como também no Brasil. A popularidade das cartas cresce a cada ano que passa e muito disso se deve ao poker.
Estima-se que há mais de 8 milhões de praticantes desse esporte da mente no Brasil. E em competições profissionais ou amadoras, o poker e outras modalidades das cartas também podem ser praticadas utilizando baralhos ecológicos.
O melhor de tudo é que não faltam modelos ecologicamente corretos de qualidade no mercado. A Copag, líder brasileiro no mercado de baralhos e com mais de 100 anos de tradição, já lançou uma linha de materiais reciclados com cartas.
O deck de cartas chamado Ecopag atende à qualidade tradicional que cerca a reputação da marca e 60% de suas cartas foram produzidas com material reciclado pós-consumo, além de embalagens com o material totalmente reciclado.
https://pixabay.com/pt/jogo-jogo-de-tabuleiro-jogo-perfil-588910/
 Photo by Unknown >>> CC0 1.0
Além disso, devido a sua espessura e flexibilidade, as cartas em si podem ser utilizadas na criação de diversos objetos. A sua versatilidade é tão grande que o designer norte-americano Benjamin Rollins Cadwell até mesmo chegou a criar uma cadeira com cartas de baralho.
Seja na criação de novos jogos de tabuleiro que são ideais para a conscientização ecológica, no uso de baralhos reciclados ou na utilização de mesas de poker com materiais reaproveitados, não faltam evidências que mostram como o setor do entretenimento pode ser relevante nos assuntos ecológicos e por meio de suas ações ajudar a construir um planeta mais saudável.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 06/11/2018
"O uso dos jogos de tabuleiro e do baralho na conscientização ecológica," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 6/11/2018, https://www.ecodebate.com.br/2018/11/06/o-uso-dos-jogos-de-tabuleiro-e-do-baralho-na-conscientizacao-ecologica/.

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Nenhum comentário: