segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

T de teimosos (ou de Tolos?)

T de teimosos

         
      De repente ficamos sem borboletas. As abelhas desapareceram. O que era milho já não é mais. Qualquer pacotinho de derivados do milho é possível ver a marca T   ,do transgênico. A mesma coisa com produtos da soja. Mais herbicidas e mais culturas geneticamente modificadas para tolerar os herbicidas. Produtos químicos que solucionariam alguns problemas trouxeram dezenas de outros na composição. As políticas do governo são atabalhoadas, sem planejamento. Basta ver a falta de fiscalização na agricultura.
      Estímulo ao uso do agrotóxico e da monocultura. Flavia Londres, engenheira agrônoma pela USP mostra em pesquisa que o “governo federal concede redução de 60% da alíquota de cobrança do ICMS a todos os agrotóxicos e isenta completamente de IPI, PIS/Pasep e Cofins os agrotóxicos fabricados a partir de uma lista de dezenas de ingredientes ativos (incluindo alguns altamente perigosos como o metamidofos e o endossulfam, que recentemente tiveram o banimento determinado pela ANVISA)".
      Enquanto isso,   em nossas casas de alguma forma fazemos o mesmo. “Limpamos o terreno” impondo um asseio quase que maníaco aos jardins.   Ervas   daninhas e folhas mortas são retiradas organizando o que deveria ser naturalmente uma confusão orgânica necessária à natureza. Desdenhamos os matos comestíveis como a azedinha, serralha, picão, dente de leão, cactáceas, caruru (parente da fashion quinoa). Nada a ver com o Natal?   Tem sim. O mundo recusa o que é dado de graça e pela Graça. (Circe Cunha) 
Ari Cunha- Correio Braziliense

Nenhum comentário: