terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A MÁ CONSERVAÇÃO DOS MONUMENTOS E PONTES DE BRASÍLIA

Blog da Leiliane- 14 de janeiro de 2014

   Brasília, desenhos de Niemeyer e estruturas de Joaquim Cardoso... Para qualquer engenheiro ou arquiteto, morar em Brasília é um privilégio!
 
    As características principais das estruturas de concreto dos Monumentos de Brasília são: Arrojo arquitetônico; a rapidez de projeto e execução; grande escala do emprego de concreto aparente; pioneirismo das estruturas pré-moldadas de grande porte de concreto protendido (UNB, Plataforma Rodoviária e etc); grandes painéis com revestimentos de mármore e a qualidade admirável de projeto e execução dos monumentos mais antigos! (Sim, porque a execução dos mais recentes são uma desgraça! serviço porco, que já apresenta deteriorização).
 
    Apesar de ser uma cidade nova, muitos monumentos de Brasília e a maior parte dos seus viadutos apresentam problemas pela falta de conservação. Segundo estudo do IAB/DF, dos 23 viadutos do eixo rodoviário, apenas dois tiveram manutenção (um deles o buraco do tatu). Umidade, poluição, alta temperatura ( de março a agosto, a temperatura do concreto chega a 60 graus centígrados ) causaram deteriorização de algumas estruturas de concreto armado, ou protendido; corrosão do aço de armaduras; fluência (deformação lenta) e retração do concreto e a deteriorização precoce de monumentos recentes , que como disse foram mal executados.
 
     A ausência de lei que defina a responsabilidade pública pela conservação do conjunto arquitetônico e os recursos escassos para a manutenção preventiva e intervenções rotineiras contribuem para esse quadro de má conservação dos Monumentos Modernos em Brasília, bem como, a conservação precária dos registros técnicos: plantas de estruturas,certificação de controle de materiais, diários de obra e intervenções efetuadas e etc.         
      
Segundo o Engenheiro Antonio Carlos Teattini, faz-se necessário colocar em prática uma estratégia para a recuperação e manutenção dos Monumentos de Brasília. Uma estratégia concebida e implantada em etapas, envolvendo órgãos como: Novacap, IPHAN, DEPHA-DF, FAU e etc. Com o apoio financeiro das Entidades e Conselhos de Classe.
       
Premissas:
 
- Criação de Lei específica para cuidar do Patrimônio
- Formação adequada de Profissionais
- Definição de Níveis de responsabilidade pública
- Fontes de recursos específicos para custeio e gestão
- Elaboração de cadastro das edificações, com levantamento dos registros técnicos
- Estabelecimento de prioridades de intervenção
- Espaço para guarda
- Levantamento das condições de conservação.
 
       Qual o motivo dessa minha postagem tecnicista e chata? O que quero deixar bem claro pra vocês é que temos uma cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade que não está sendo cuidada como deveria! 
 
     Existem fissuras na belíssima escadaria do Itamaraty provavelmente pelo uso de material de limpeza inadequado, por exemplo, que se tivessem cuidado com a manutenção não haveria tal problema! E o que falar da corrosão de armaduras generalizadas no ICC Norte do Minhocão da UNB?

     Alguns Monumentos estão sendo recuperados mas, de forma duvidosa, como podemos perceber pelo que houve no Palácio do Planalto recentemente, que hoje está recebendo a reforma da reforma! E o know how vai todo para empresas de fora que executam as obras de reforma e restauração...
 
       A Catedral de Notre Dame em Paris chegou até essa geração, mas, será que a Catedral de Brasília resistirá duzentos anos? Brasília é Patrimônio do Mundo é nosso dever garantir que as próximas gerações conheça a nossa história e nossa arquitetura modernista, que é um marco.

Nenhum comentário: