quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Distrito Federal cresceu duas vezes mais que média nacional em um ano


Brasília continua na 4ª colocação como município mais populoso, com 2.852.372 habitantes contando suas regiões administrativas
 
Enquanto o Brasil obteve aumento populacional de menos de 1%, o Distrito Federal cresceu 2,24% no mesmo período. 

Os dados são de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (28) em um levantamento realizado em julho de 2014da população que vive no Brasil. 


O DF continua na 4ª colocação como município mais populoso, com 2.852.372 habitantes.O crescimento populacional teve um avanço consideravel de mais de 60 mil em relação ao número anterior, de 2.789.761 em 2013. Com isso, o DF torna-se o segundo município com maior crescimento populacional no Brasil.

 
Quanto à população nacional, o Brasiljá havia ultrapassado os 200 milhões em 2013. Agora, chegou aos 202.768.562. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com  quase 11,9 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,4 milhões), Salvador (2,8 milhões), Brasília (2,8 milhões) e Fortaleza (2,5 milhões). Os 25 municípios mais populosos somam 51,0 milhões de habitantes, representando 25,2% da população total do Brasil.


A Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno somam 4,1 milhões de habitantes. Este número corresponde às cidades de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa - todas de Goiás, e as mineiras Buritis, Cabeceira Grande e Unaí. 


Números do Brasil
Na região Norte, estão os três estados com menos gente, único trio com menos de um milhão de pessoas. Roraima, a mais "deserta" das unidades federativas, tem 496 mil, enquanto o Amapá tem 750 mil e o Acre, 790 mil.


As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Esta divulgação anual obedece à lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao artigo 102 da lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992.




Fonte: Da redação do Jornal de Brasília


Comentario

 

GUTO

Quase 3 milhões de habitantes? Se Deus quiser, e Ele há de querer, antes que este quadradinho se torne um lugar impraticável a convivência humana pior do que São Paulo, Eu já estarei aposentado, longe, bem longe, muito longe, prá lá de longe, pra não voltar nunca mais neste inferno.

Nenhum comentário: