sexta-feira, 24 de outubro de 2014

"a coisa é muito grave" Oposição quer ouvir presidenta Dilma na CPMI da Petrobras



No entanto, parlamentares não podem convocá-la, seria só um convite
Publicado: 24 de outubro de 2014 às 15:26 - Atualizado às 15:28

A oposição defendeu nesta sexta-feira, 24, que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que apura denúncias de irregularidades na Petrobras, ouça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff sobre o teor da reportagem da revista Veja publicada hoje. Segundo a reportagem, o doleiro Alberto Youssef revelou que os dois petistas sabiam do esquema de corrupção montado na estatal. A CPMI não tem poder de convocar a presidente da República. Mediante a aprovação de um requerimento, pode apenas convidá-la a comparecer.


Foto: George Gianni/PSDB
Domingos Sávio disse que foi fundamental a denúncia aparecer antes do 2º turno.


“O mar de lama é do governo dela (Dilma). Se ela sabia e participou do processo, isso é passível de cassação do mandato e de cadeia”, afirmou o líder da minoria na Câmara, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG). “A gente sabia que a delação premiada iria trazer transtornos violentos para o País. Em função da delação, temos que ouvir o Lula e a Dilma”, acrescentou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), integrante do colegiado.


O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), também argumentou que ambos precisam prestar explicações. “Eu acho que é o desdobramento natural (oitivas na CPMI). As denúncias não podem ficar por isso mesmo. Aprofundá-las é algo natural e necessário”, disse.


De acordo com o publicado pela revista, Youssef, alvo maior da Operação Lava Jato, disse em depoimento à Justiça que Lula e Dilma tinham conhecimento da corrupção envolvendo a petroleira. O depoimento do doleiro teria ocorrido nesta terça-feira, 21, em Curitiba. A Operação Lava Jato apura um esquema de lavagem de dinheiro que pode ter alcançado R$ 10 bilhões.


Para Domingos Sávio, Dilma não pode alegar que não tem responsabilidade sobre as irregularidades na Petrobras. “Dilma sabia do roubo e, com isso, participou de tudo”, disse o tucano. Para ele, “é fundamental” que a denúncia tenha vindo à público antes do segundo turno. O deputado espera que as pessoas tomem consciência que “a coisa é muito grave”. “Com os depoimentos de ambos (Youssef e Paulo Roberto Costa), fica claro que se instalou uma quadrilha no poder. Não tenho dúvidas que a presidente Dilma e o ex-presidente Lula tinham conhecimento (do esquema) como orientaram”, concluiu. (Ricardo Della Coletta/Agência Estado)

Comentarios
  • Ronaldo Lima ·
    esse pt é uma quadrilha!
  • Luiz Carlos Rosas · 
    E agora Josè? Apagaram o candeeiro e derramaram o gás, A briga vai ser de foice no escuro e não podem mais dizer que não sabiam de nada,Já compraram passagem para Cuba? Dá tempo?
  • Gênesis Santos da Silva
    ACABOU PARA O PT da Corrupção, Comunista, Amigo de Ditadores e Terroristas Assassinos! VOTE 45 para Governador e Presidente! QUE DEUS PROTEJA O BRASIL!
  • José Benedito Tintori · 
    O Congresso impichou Collor, cassou Demòstenes Torres. Vamos ver agora se ficar definitivamente comprovada essa denúncia do doleiro Youssef.
  • Silvio Mcauchar · 
    O casal Lulalau e Dilmocréia foram promovidos de coadjuvantes a protagonistas.Receberam o troféu Pinochio no Teatro da Papuda.
  • William Souza ·
    Lula, faz 7 meses que a PF quer te ouvir, não é uma boa hora pra começar a falar ? Fora PT !!!!
    • Eraldo Fonseca · 
      Agora já pode INTIMAR, né William ?.....e com uma reserva na Papuda.
  • Chico Maia · Universidade Católica do Salvador
    LADRÕES. ESTA CORJA DO PT MERECE É CADEIA NOS QUINTOS DOS INFERNOS.
  • Julio Cesar Juchen
    A casa caiu!!

Nenhum comentário: