domingo, 9 de novembro de 2014

Falta de chuva compromete o plantio de grãos nas principais regiões


Edição do dia 09/11/2014
09/11/2014 08h15


Em grandes estados produtores de soja, o cenário preocupa.


Em muitas propriedades o plantio nem começou, em outras está atrasado.

Luiz Patroni, Rúbia Oliveira e Juliane Guzzoni Do Globo Rural
A estiagem também traz dificuldades para a safra de grãos. Em grandes estados produtores de soja, o plantio está atrasado.


Mato Grosso
Em Mato Grosso já tem flor nas lavouras cultivadas mais cedo, mas em grande parte das propriedades, o foco ainda está nas plantadeiras.


Depois da estiagem atrapalhar o início do plantio, voltou a chover e os trabalhos ganharam ritmo. As máquinas fazem barulho até de noite em algumas fazendas.
Com o tempo ajudando, o plantio deslanchou. Em Sorriso, por exemplo, devem ser cultivados nesta safra mais de 580 mil hectares de soja, segundo estimativa do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária. Se o ritmo dos trabalhos continuar como nos últimos dias, logo, logo tudo estará semeado.


Até agora 67% da área de soja foi plantada no estado, enquanto no ano passado, nesta mesma época, o cultivo estava em 86%.


Goiás
Os irmãos Ney e Marcos Vian começaram o plantio da soja há cerca de 10 dias em 2,1 mil hectares na propriedade que fica em Rio Verde, sudoeste goiano. O atraso nas chuvas fez com que os produtores adiassem o serviço e agora eles precisam correr contra o tempo para não perder em produtividade.


O atraso para iniciar o plantio na propriedade dos irmãos Vian foi de cerca de 15 dias. No ano passado, praticamente toda a área já estava plantada, mas este ano, os índices não atingem os 70%, mesmo tendo dobrado as equipes de trabalho.


De acordo com a Federação da Agricultura de Goiás, a área destinada ao plantio este ano é de 3,1 milhões de hectares e só 30% recebeu as sementes. A situação é bem diferente de novembro de 2013, quando o plantio passava de 50%.


João Marques tem uma fazenda em Santa Helena, município vizinho de Rio Verde e conta que ainda não começou o plantio da soja verão. “A terra está muito seca e sem umidade, o grão não germina”, diz.


Paraná
No Paraná, até agora, a Secretaria de Agricultura estima que cerca de 60% da área de soja foi plantada. No ano passado, nesta mesma época, o plantio da soja chegava perto de 80%.

A exemplo de anos anteriores, os agricultores já estariam terminando de plantar a safra, mas por conta da estiagem, o plantio atrasou principalmente na região norte do estado. Tem agricultor que só agora está começando a plantar a soja.
Mato Grosso, Goiás e Paraná respondem por quase 60% da produção brasileira de soja.

 

Nenhum comentário: