O PT acusa a Oposição do que ele faz. Ontem, antes de Dilma ser
vaiada, o partido tentou emplacar uma hashtag - #DilmaDelícia - no
twitter. Para isso, usou perfis fakes, os famosos robôs, como visto
acima e denunciado pela @ReginaBrasilia. Como a presidente encontrou
gente de verdade vaiando a sua passagem numa feira em São Paulo, a
operação fake foi abortada.
(Folha) Imagens da campanha do senador Aécio Neves
(PSDB-MG) à Presidência no
ano passado ilustram vídeos com chamados às manifestações do próximo dia
15 pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Colaboradores da área
de propaganda do tucano constam entre os difusores do material. Os
vídeos, com imagens em alta resolução e música gravada em estúdio,
estão sendo divulgados tanto em páginas de grupos que organizam o ato
anti-Dilma, como no WhatsApp.
O Vem Pra Rua, por exemplo, divulgou uma peça cuja abertura toda é feita
com imagens da propaganda tucana. Representante do grupo, Rogerio
Chequer disse que eles apenas republicaram o material, não o produziram.
"Recebemos muita coisa e, quando concordamos, publicamos. Mas não tem a
assinatura, não foi feita por nós."
Aécio não aparece nesses vídeos. As imagens mostram cenas de um Brasil
pacato, como um senhor colocando frutas em um caminhão e um pescador
lançando sua rede no rio. Em 2014, essas cenas emolduraram jingles na
TV.
Alguns difusores célebres desse material no WhatsApp colaboraram com
Aécio. Zuza Nacif, por exemplo, que coordenou a campanha nas redes
sociais, é um dos que distribuiu filmes pelo aplicativo. Ainda hoje ele
faz trabalhos para o PSDB. Procurado, disse que não produziu nenhum vídeo. "Não tenho nem estrutura
para isso", afirmou. Ele, no entanto, repassa materiais que considera
interessantes para uma lista pessoal. "Se fossem meus, assumiria
sorrindo, como cidadão. Todos têm direito de se manifestar."
A qualidade e a capilaridade das peças chamaram a atenção do PT, que fez
um levantamento sobre as campanhas "fora Dilma". Aliados da presidente
dizem ter indícios de que grupos econômicos estão, em segredo, ajudando,
com recursos e com robôs, a amplificar essas ações na internet. Nos
últimos três meses, por exemplo, afirmam que o Revoltados Online
(outro organizador do ato do dia 15) teve a interação de 16 milhões de
pessoas. Páginas governistas, apenas 3 milhões. Procurada, a assessoria
do PSDB disse que não cedeu imagens e não
colabora institucionalmente com as manifestações. "Os programas de TV
estão na internet e qualquer um pode acessar".
Em nota, Aécio disse que o ato do dia 15 é "um movimento da sociedade".
"Não do PSDB ou de outros partidos. É um movimento legítimo (...) e não
faremos de conta que ele não existe", afirmou. "Acredito que militantes, simpatizantes e lideranças do PSDB, como de
outras siglas, também irão para as ruas, como cidadãos, participar do
ato que, esperamos, ocorra nos limites da lei e da democracia",
concluiu.
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