Mais da metade dos professores do país dão aula sem
formação na disciplina
Cerca de 55% dos professores do ensino médio da rede
pública não tem formação especifica na área em que leciona.
Mais da metade dos professores brasileiros, que lecionam na
rede pública no ensino médio, não tem formação especifica para atuar na área.
São 55% do total de professores, ou seja, quase 280 mil docentes do país. Em
física, a proporção de especialistas na matéria cai a 17,7%; em química, a
33,3%. Na rede particular, a situação é só um pouco melhor: do total de
professores, 47% não possuem a formação ideal.
O levantamento, inédito, foi tabulado pelo Inep (instituto
de pesquisas do Ministério da Educação), a pedido da Folha. A base é o Censo
Escolar de 2012 (o mais recente). Os últimos dados oficiais divulgados sobre
deficit de professores no país referiam-se a uma estimativa da Capes (outro
órgão da pasta), com informações de 2005, que englobavam também os anos finais
do fundamental.Considerando as redes públicas e privadas juntas, hoje 53,5% dos
docentes do ensino médio não têm a formação ideal. Naquele ano, eram 51%
(fundamental e médio).
A Bahia é o Estado que possui menor proporção de professores
com a formação ideal (8,5%) no sistema público.Na outra ponta da lista está o
Distrito Federal (71%). São Paulo possui 57% -o Estado afirma que, se o
professor não tem a formação específica na matéria, ao menos tem diploma em
área correlata (por exemplo, docente de matemática para física).
Na tentativa de reverter o quadro, o Ministério da Educação
lançou o pacto nacional para o fortalecimento do ensino médio. A medida prevê a
realização, a partir do próximo ano, do curso de formação continuada para
docentes da rede pública. Serão 90 horas de capacitação, com bolsa mensal de R$
200.
O curso do ministério terá o objetivo não apenas de
atualizar o conhecimento dos professores na área de atuação como desenvolver
atividades para aproximá-lo dos alunos em sala de aula, afirma o secretário da
área.
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