sábado, 2 de maio de 2015

Amizade comprometedora. Toffoli deve se explicar à nação, cobra deputado

2 de maio de 2015

Ministro do STF teria relação de amizade com Léo Pinheiro, dirigente da OAS investigado e preso pela Lava Jato. Benedito Gonçalves, do STJ, é amigo muito próximo do investigado


Nelson Jr./SCO/STF
Ministro Dias Toffoli (foto: Nelson Jr./SCO/STF)



Após a revista Veja revelar a relação de Léo Pinheiro, dirigente da OAS preso pela Lava Jato e libertado nesta semana, com representantes das mais altas cortes do país, a oposição pode solicitar explicações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme informa nova reportagem da Veja Online:


“Tanto Toffoli quanto Benedito devem explicações à nação. Eles têm de explicar ao país essa relação, que coloca em suspeição os julgamentos nas cortes”, avalia o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR). “As instituições passam a ser suspeitas por causa dessas figuras. Essa relação incestuosa entre os poderes da República se acentuou claramente com Lula e o PT no governo. Eles nomeiam amigos para interferir na própria vida e na independência dos poderes”, acrescentou Bueno.


Na avaliação do líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), ministros não podem confundir as relações mantidas com empresários e o meio político.


Toffoli pediu transferência à Segunda Turma do STF, que está julgando os recursos da Lava Jato, no início de março. Assim como Gilmar Mendes e Teori Zavascki, Toffoli votou a favor da libertação dos empreiteiros que estavam presos na Polícia Federal do Paraná.

Nenhum comentário: