segunda-feira, 8 de junho de 2015

ESCANDALOSO: governo usará verba pública de propaganda para combater “clima anti-PT”

de junho de 2015


pedalada
Segue trecho de reportagem publicada no jornal O Globo, por Mariana Sanches:

Edinho diz que orientou campanhas pela paz para evitar clima anti-PT – Ministro instruiu empresas públicas, sobretudo Caixa e Banco do Brasil, a fazerem propagandas incentivando a cultura de paz – Investidores dos bancos criticaram a orientação do ministro, no momento em que os negócios dessas instituições, sobretudo o crédito imobiliário, têm desacelerado. Edinho disse que a ideia foi sua e que não consultou a presidente Dilma Rousseff.


O governo federal não poderia lançar uma propaganda institucional sobre o tema porque o teor das mensagens precisa ser de utilidade pública.


— Já os bancos podem fazer como parte de sua formação de marca — explicou o ministro, ressaltando que deu apenas uma sugestão.


Ele admitiu não saber a eficácia dessas mensagens:

— Não sei se dá resultado. Mas estou preocupado e resolvi fazer essa tentativa. Pretendo também pedir ajuda aos órgãos da imprensa — disse o ministro da Secom.” (grifos nossos)
Confirmada a denúncia, trata-se de algo gravíssimo. A publicidade estatal precisa ter natureza informativa; no caso de empresas pertencentes ao governo, o objetivo deve ser a competição no mercado. Segundo a informação, porém, não houve uma coisa e tampouco outra. O governo estaria usando a publicidade de companhias estatais (menos reguladas pelas restrições da Constituição Federal) no sentido de aliviar a barra DO PARTIDO.


Temos a seguinte situação: bancos estatais vivem um quadro de crise, JUSTAMENTE ORIGINADO POR CONTA DAS AÇÕES DESSE MESMO GOVERNO, E TAMBÉM JUSTAMENTE PELO USO DE ESTATAIS PARA FINALIDADES PARTIDÁRIAS E PESSOAIS. Qual a solução? Fazer propaganda de órgão público em  em defesa do.. partido!


Isso é inadmissível e escandaloso sob qualquer ponto de vista.

Nenhum comentário: