segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A crise brasileira é brasileira






Segunda-feira negra: a bola está com os EUA

Agora, a bola está com o Federal Reserve. Há duas semanas, a China desvalorizou a sua moeda, emitindo o primeiro sinal forte do desaquecimento da sua economia e das consequências ainda mais nefastas que isso teria sobre as economias emergentes. De lá para cá, a Bolsa chinesa começou a derreter, com os investidores vendendo o que podiam, à espera do aumento de juros nos Estados Unidos.

A pergunta que todo mundo faz agora é se, diante do desastre, os Estados Unidos aumentarão mesmo a sua taxa de juros, o que faria desabar de vez as Bolsas nos mercados emergentes, como o Brasil.
Ninguém sabe qual serão as consequências desta segunda-feira negra, mas s propaganda petista vai martelar com mais força que o desastre brasileiro se deve à "crise internacional".


Mentira. A crise brasileira se deve ao fato de, sob Lula e Dilma, termos nos transformado em meros exportadores de commodities, ao sucateamento da indústria, ao crescimento baseado em crédito e endividamento da população, a um governo perdulário e corrupto.


A crise brasileira é brasileira.

Nenhum comentário: