quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Oslo, na Noruega, quer proibir circulação de carros até 2019


ReproduçãoReprodução

Uma das grandes polêmicas de 2015 está em torno das ciclofaixas feitas em diversos locais do país, com ênfase em São Paulo. Os paulistanos, aliás, tem debatido bastante questões de locomoção relativas a meios alternativos em detrimento de carros.

Medidas como a redução das velocidades nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros, além da implantação de faixas exclusivas para ônibus e bicicletas têm criado polêmica em São Paulo. Já na Europa, podem acabar sendo quase nada.

Isso porque a Noruega viverá uma experiência ousada e inédita em breve. O plano do governo de Oslo, capital local, é proibir a circulação de carros na cidade a partir de 2019. A medida é tida como essencial para lutas contra a emissão de gases nocivos à atmosfera terrestre.

Apesar de ter citado o projeto, o novo governo de Oslo ainda não informou quais serão os passos para chegar até o objetivo. Sabe-se que está nos planos a construção de ciclovias e incentivo ao uso de bikes elétricas, que não são poluentes.

De acordo com as informações da própria prefeitura de Oslo, se implantada, a medida fará com que a emissão de gases poluentes baixe 50% em relação a 1990 no máximo até 2020. O tempo extremamente rápido é um dos fatores que mais anima os entusiastas do plano.

As eleições em Oslo aconteceram no último dia 14 de setembro e os novos partidos assumem agora. A equipe da nova prefeitura quer dar prioridade máxima à questão da emissão de gases poluentes e, por isso, a expectativa é que o plano seja apresentado em breve.


Nenhum comentário: