Com
a inadimplência generalizada e a inflação a galope, pouca gente tem
cacife para fazer compras em shoppings. E Dilma continua lá - pelo menos
até março, para desgraça do Brasil:
O
Natal de 2015 foi o pior em volume de vendas em dez anos para os
shoppings centers brasileiros, segundo dados divulgados hoje pela
Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). As vendas caíram
2,8% - 1% em termos reais, já descontada a inflação, fechando o período
como o pior já registrado pela série histórica, que teve início em
2005.
Os
dados foram apurados pela associação em uma pesquisa com 150 empresas
de varejo que reúnem 7,5 mil lojas, levando em conta as vendas de 1º de
dezembro ao dia 24, véspera de Natal.
"O mercado como um todo já esperava por um resultado desses. Os
estoques estavam altos, desde o início do ano, e o consumidor estava
mais receoso", afirma Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de
relações institucionais da Alshop.
Os segmentos que apresentaram aumento no volume de vendas, sempre na
comparação com 2014, foram os de perfumaria e cosméticos, com alta de
3,7%, seguidos pelo de joias e relógios, com crescimento de 3,2%.
Na outra ponta, os artigos de decoração para o lar caíram 13,3%. Até
mesmo a venda de brinquedos, tradicionais motivador do comércio nesse
período do ano, apresentou queda de 0,8%. (Estadão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário