quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Medo de um novo 11/9?Casa Branca e Câmara dos EUA criticam proposta de Trump para banir muçulmanos


  • 08/12/2015 23h27
  • Denver (EUA)
Gislene Nogueira - Correspondente da Agência Brasil/EBC
O secretário de Imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou nesta terça-feira (8) que a proposta do pré-candidato republicano à Presidência Donald Trump de proibir a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos o desqualifica para presidir o país. O presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, também condenou as declarações e defendeu que as palavras de Trump violam a constituição norte-americana e também os princípios do Partido Republicano.


 Josh Earnest lembrou que a primeira coisa que um presidente faz quando toma posse é jurar que vai preservar, proteger e defender a Constituição. E completou afirmando que “as palavras de Donald Trump o desqualificam para atuar como presidente”.


Também o presidente da Câmara dos Deputados,  que é republicano, fez duras críticas à proposta de Trump. Ryan disse que a liberdade de religião é um princípio constitucional nos Estados Unidos. Para ele, “o que é proposto não é o que o partido [republicano] defende e, ainda mais importante, não é o que o país representa”.


Em um comício na Carolina do Sul ontem (7), o candidato favorito nas pesquisas à indicação republicana propôs uma proibição total da entrada de muçulmanos em território norte-americano. O milionário e apresentador de televisão afirmou que, se medidas sérias não forem tomadas, os Estados Unidos vão sofrer novos ataques terroristas como os de 11 de setembro. A comunidade muçulmana no país condenou a proposta.


A proposta de Donald Trump foi apresentada uma semana depois de um ataque em San Bernardino, na Califórnia, quando um homem e uma mulher – que a polícia afirma que seriam radicais islâmicos – mataram 14 pessoas a tiros.


Polêmico, o pré-candidato já fez propostas de expulsar os imigrantes ilegais e construir um muro para separar os Estados Unidos do México.

Edição: Nelio Neves de Andrade

Nenhum comentário: