quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Oposição promete obstruir todas as votações até STF liberar impeachment

Diario do Poder
No Congresso

Oposição vai obstruir votações até o STF julgar ações contra o impeachment
Publicado: 09 de dezembro de 2015 às 12:27 - Atualizado às 12:35


Partido questiona a Lei 1.079/50 - Foto: Reprodução TV Justiça
Partidos de oposição comunicaram nesta quarta-feira (9) que farão uma obstrução total na pauta de votações da Câmara dos Deputados até que o plenário do Supremo Tribunal Federal decida sobre a suspensão do processo de impeachment da presidente Dilma.
 Após a vitória de chapa oposicionista que aconteceu ontem, o ministro Luiz Edson Fachin, o último indicado por Dilma ao Supremo, suspendeu o trâmite da medida e proibiu que o órgão parlamentar se instale até que o Corte tome uma decisão.


O PPS, DEM e PSDB anunciaram que vão recorrer ao STF para questionar e apresentar argumentos contrários a medida ingressada pelo responsável pela suspensão do processo de impeachment, o PCdoB.


A intenção é ingressar com uma intervenção em processo de controle de constitucionalidade de é alguém que não passa de um interessado.
Como questionamento, o partido pede uma avaliação do tribunal sobre a Lei 1.079, de 1950, que define os crimes de responsabilidade do presidente e forma de julgamento.



O partido argumenta que a lei não prevê que a presidente seja ouvida para que se deflagre o processo, diminuindo o direito de defesa de Dilma Rousseff.


No Supremo, pode haver uma discussão sobre o rito do processo, já que há brecha sobre a lei antiga. Porém, os ministro não deixam de ressaltar que o processo de afastamento precisar estar dentro de requisitos legais.

Nenhum comentário: