quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Obras atrasadas, crise econômica + 6 obstáculos para os Jogos Olímpicos de 2016



Em 2016 o Rio de Janeiro irá sediar o maior evento da história do Brasil: A Olimpiada de 2016, e até lá a cidade deve fazer do possível ao impossível para superar os problemas e fazer com que tudo corra bem durante os jogos. Isso inclui obras inacabadas, segurança a melhorar e uma baía a limpar, estas são só algumas das tarefas a serem cumpridas até 5 de agosto de 2016. O FolhaBrasil.org listou oito obstáculos a serem superados.


1. Faltam entregar 30 arenas
A maioria das arenas de 2016 não está pronta. dos 37 espaços apenas 7 estão prontos para disputas esportivas caso os jogos começassem hoje.


2. Limpar a água da Baía de Guanabara
A Baía de Guanabara está com a água cheia de esgoto e lixo, e a promessa do governador Pezão é tratar até 80% do esgoto despejado na Baía. Independente do estado da água, lá acontecerá as competições de vela, também maratona aquática e do triatlo.


3. Linha do metrô
Obra iniciada em 2010 com previsão de ficar pronta para a Copa de 2014 está longe do fim, e a construção dessa linha ainda é um desafio a ser superado até agosto de 2016. No mês passado o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro classificou a obra como alto risco de não conclusão para a Olimípiada.


4. Pacificar a cidade
A segurança se tornou uma preocupação, principalmente depois do aumento de mortes em operações policiais e de vítimas de balas perdidas na capital fluminense. De janeiro a junho de 2015 mais de 100 pessoas morreram vítimas de balas perdidas. Em nota, o estado avisou que não empregará policiais na segurança nas arenas ou autoridades, isso porque o deslocamento de agentes pode desguarnecer o efetivo para a segurança da cidade como um todo.


5. A crise
Em abril o prefeito Eduardo Paes revelou que o governo federal atrasou repasses para a construção das obras. Paes foi obrigado a mudar três contratos para obras depois que a União negou-se a pagar. O estado ainda criou uma lei de incentivo para tentar captar dinheiro de empresas para projetos olímpicos.


6. As empreiteiras dos Jogos estão no Lava Jato
As investigações sobre o esquema de corrupção na Petrobras lançaram uma ameaça sobre as maiores e mais importantes obras olímpicas. Isso porque, de cada R$ 100 investidos na Olimpíada, R$ 73 foram destinados a construtoras suspeitas de formar um cartel para fraudar licitações da estatal. Tudo isso botou em dúvida a capacidade dessas empresas de concluir compromissos assumidos para a Olimpíada.


7. Obras podem ser paralisadas por decisão liminar
Ao menos duas obras de locais de competição de Olimpíada de 2016 correm o risco de ser paralisadas pela Justiça. O MP alega que o projeto degrada uma área de proteção ambiental.

8. Remoção de famílias
A Vila Autódromo fica exatamente ao lado do parque Olímpico. De acordo com a prefeitura, ela precisa ser parcialmente removida para abrir espaço para vias de acesso e um estacionamento que servirão à maior área de competições dos Jogos de 2016. Após receber uma proposta de indenização da prefeitura, a maioria delas já concordou em deixar suas casas, instaladas à beira da Lagoa de Jacarepaguá, numa área de infraestrutura precária.

 

Nenhum comentário: