sexta-feira, 11 de março de 2016

Ao invés de tirar uma selfie com esse tubarão, ele o salvou


Por Zainab Akande / Tradução de Sabrina Sammarco

Em agosto de 2012, Alan Holyoak foi visitar a cidade de Seaside, no Oregon (Estados Unidos), para o casamento de sua sobrinha. Ele nunca imaginou voltar como um herói.

Holyoak cursou Biologia Marinha e é professor na Universidade Brigham Young. Ao voltar de uma caminhada matutina, ele e sua esposa viram uma pessoa observando um objeto que repousava onde as ondas quebram na praia.

"Eu não sabia dizer o que era pela distância", Holyoak disse à redação do The Dodo. "Era bem grande. Não sabia se era um filhote de golfinho ou algo assim. Então nós fomos até lá e eu estava a menos de 1 metro e meio de um tubarão na água. Ele estava apenas rolando nas ondas".

SP oregon tubarao 980xFotos: ALAN HOLYOAK
Holyoak identificou o tubarão como sendo um tubarão-salmão - que, ele disse, pessoas geralmente confundem com o grande tubarão-branco.
SP oregon tubarao 980xa
"Se você olhar nas fotos que mostram abaixo do queixo, o tubarão está com um espécie de mancha cor de ferrugem", Holyoak disse. "Essa mancha cor de ferrugem geralmente indica falta de oxigênio. Ele estava basicamente asfixiando".
SP oregon tubarao 980xb
Holyoak puxou o tubarão até a praia e, quando viu que ele exibia fracos sinais de vida rapidamente colocou a cabeça do tubarão dentro da água, onde as ondas lavaram suas guelras, para fornecer-lhe um pouco de oxigênio vital a sua sobrevivência. Sua esposa, Katherine, tirou fotos enquanto ele trabalhava.
SP oregon tubarao 980xc
No entanto, o tubarão continuou inerte. Apenas quando Holyoak mergulhou todo o corpo do tubarão na água foi que o animal mostrou mais sinais de movimento - e então Kolyoak o levou de volta ao mar, dessa vez em águas mais profundas.
SP oregon tubarao 980xd
Foi nesse momento que o tubarão encontrou forças para nadar para longe.


"Eu realmente senti a satisfação de poder ajudar", disse Kolyoak. "Foi maravilhoso... mas não é o tipo de coisa que você geralmente faz. Mesmo um pequeno tubarão pode ter uma mordida feroz".

"A natureza não é um parque da Disney", ele adicionou. "Mas eu sabia que se nada fosse feito, ele definitivamente morreria. Ele estava obviamente em perigo".


SP oregon tubarao 980xe
Holyoak disse que o encalhamento de filhotes de tubarões-salmão não são comuns, porém eles não são incomuns na costa do Oregon. "Muitas vezes quando as pessoas os veem na praia, eles geralmente já morreram".

Felizmente, ele encontrou o tubarão antes que fosse tarde demais.


SP oregon tubarao 980xf
Leia mais sobre o que fazer se você encontrar um tubarão encalhado na praia – e o que não fazer a qualquer animal nessa situação.


Fonte: The Dodo

Mais notícias




Nenhum comentário: