domingo, 13 de março de 2016

STF suspende, provisoriamente, integração de posse anunciada para esta segunda em Tajasu Iguá



Inserido por: Administrador em 22/02/2016.
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação do Cimi

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu no domingo (21) a liminar de reintegração de posse contra os Guarani Kaiowá do tekoha – lugar onde se é – Tajasu Iguá, no município de Douradina (MS). A polícia havia anunciado que o despejo seria feito esta segunda-feira, e os indígenas já haviam afirmado que resistiriam em sua terra tradicional.


Acatando ao recurso ingressado pela Funai na quinta-feira (18), a decisão do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, suspendeu a liminar do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que determinava a reintegração de posse à empresa Agropecuária Helena Hossri. A empresa reivindica na Justiça a área das fazendas Coqueiro e Santa Helena, incidentes sobre a terra indígena.


A decisão do presidente do STF, que ainda deve ser referendada pelo pleno do Supremo, garante a permanência das cerca de 23 famílias do tekoha Tajasu Iguá sobre seu território tradicional até que o processo de reintegração transite em julgado, e permite que os indígenas aguardem o término do processo de demarcação vivendo sobre uma parte de sua terra.



Polícia militar esteve na área
Na decisão que concedia a reintegração de posse à empresa Agropecuária Helena Hossri, o juiz da 1ª Vara da Justiça Federal de Dourados (MS) havia ordenado que, caso a Polícia Federal – legalmente responsável por lidar com questões ligadas a povos indígenas – se recursasse a cumprir o mandado de reintegração de posse, a Polícia Militar deveria realizá-lo mesmo que sem a presença dos federais.


Segundo os indígenas de Tajasu Iguá, a Polícia Militar havia entrado na área da retomada, na quinta-feira, fotografando as pessoas e as casas da comunidade.

Retomada
Em julho de 2015, um grupo de famílias Kaiowá retomaram 75 hectares do tekoha Tajasu Iguá. Após a ocupação, os indígenas sofreram um ataque violento de pistoleiros, mas conseguiram permanecer na área.


A área retomada é parte da Terra Indígena Lagoa Rica/Panambi, já identificada, delimitada e reconhecida pelo estado brasileiro em 2011. Após a publicação do relatório, a demarcação ficou suspensa por três anos, em função de uma disputa judicial instaurada pelo Sindicato Rural de Itaporã. Em 2014, o TRF-3 determinou que os procedimentos demarcatórios deveriam ser retomados, cancelando a suspensão. Totalizando 12,1 mil hectares, a homologação, contudo, nunca foi concluída, e os indígenas ocupam menos de 350 hectares da área total.

 Em plena visita da ONU, Justiça ordena despejo de comunidade Guarani e Kaiowá Relatora da ONU sobre direitos dos povos indígenas iniciou nesta quinta sua visita ao Mato Grosso do Sul, enquanto indígenas correm risco de despejo no tekoha TaquaraFazendeiros tentaram impedir encontro de relator da ONU com indígenas Guarani e Kaiowá em 2008Na semana em que relatora da ONU vai ao Mato Grosso do Sul para averiguar situação dos povos indígenas, os Guarani e Kaiowá relembram última visita do órgão internacional, que 500 fazendeiros tentam...Caciques do povo Terena de Miranda (MS) repudiam convocação de “falso cacique” para oitiva da CPI do Cimi
"Falta de respeito (…), por se passar de cacique, sendo que ele não faz parte da liderança local”, diz caciqueAty Guasu critica proposta da Funai de novas reservas e reafirma continuidade das retomadasGUARANI E KAIOWÁ “Exigimos que a Funai respeite a demarcação de nossas terras por tradicionalidade, mantendo o andamento da regularização fundiária", diz carta destinada às autoridades públicas

Nenhum comentário: