Festival mexicano Kots Kaal Pato é suspenso devido à crueldade contra os animais
A decisão partiu de um acordo da CEDH e do Conselho do Município Mexicano.Tradução de Adriana Shinoda
A Comissão dos Direitos Humanos do Estado de Yucatán (Codhey) e a Prefeitura do Município de Izamal suspenderam o tradicional festival maia celebrado há 100 anos e conhecido como Kots Kaal Pato, devido à crueldade contra os animais.
A decisão ocorreu após uma reunião entre o prefeito Warnel May Escobar e o ouvidor estatal Enrique Goff Ailloud, onde ambos acordaram ações de promoção da cultura de paz, assim como a valorização dos usos e costumes na comunidade de Citilcum do município de Izamal.
As festividades de Kots Kaal Pato, cujo significado é “golpear o pato”, em maia, vinha sendo realizado no mês de abril e utilizavam-se animais pendurados, degolados e golpeados dentro de piñatas até que estes morressem.
Goff Aillou especificou que se busca criar uma consciência na população sobre o respeito a seus semelhantes, assim como a cultura de paz através de diversas ações que permitam a celebração das festas tradicionais sem estes atos de violência.
O ouvidor atestou: “não queremos que as meninas e meninos vejam atos de violência como celebração ou tradição”.
A maioria dos animais utilizados são iguanas, ainda que sejam mais apreciados os gambás, marsupial ameaçado de extinção que inclusive é protegido em alguns países.
Os animais são condenados à morte, pois aqueles que sobrevivem as pauladas são lançados de um lado ao outro pela multidão sendo destroçados e pisoteados.
Os patos aparecem no final da celebração, suas patas são amarradas em uma estrutura de madeira enquanto os concorrentes pulam e pegam o pato pela cabeça, arrancando-a com as próprias mãos.
Durante esta luta, que pode durar muitos minutos, cai uma chuva de sangue que banha os participantes.
Fonte: SDP Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário