sexta-feira, 31 de agosto de 2018

A Importância dos direitos aos recursos e ao conhecimento indígenas


A Importância dos direitos aos recursos e ao conhecimento indígenas

O WWF agradece as enormes contribuições que os povos indígenas deram para a preservação de muitos dos mais frágeis ecossistemas do planeta.


O WWF reconhece a importância dos direitos aos recursos e ao conhecimento indígenas para a preservação dessas áreas no futuro.

Como uma entidade de conservação, o WWF está preocupado com a perda de biodiversidade e a degradação da qualidade dos ambientes no mundo inteiro.

No entanto, está também preocupado com a perda de culturas e de conhecimentos tradicionais.

Em suas longas histórias de manejo do meio ambiente, os povos tradicionais acumularam grandes quantidades de conhecimentos que poderiam ser benéficos para a conservação ambiental e o uso sustentável de recursos naturais em todo o mundo.

O WWF apoia as comunidades tradicionais e os povos indígenas no manejo de seus recursos de maneira sustentável e para que mantenham, usem e fortaleçam seus conhecimentos ecológicos.

Ao fazê-lo, o WWF respeita os direitos humanos e o desenvolvimento de comunidades tradicionais e povos indígenas e reconhece a importância da conservação ambiental para suas culturas.

Numa época de globalização e expansão econômica e de mercados, esse é um desafio complexo, que requer cooperação e parcerias.

A Declaração de Princípios sobre Povos Indígenas e conservação Ambiental do WWF foi elaborada em 1996 e atualizada no início de 2008. O WWF trabalhou em parceria com a União Mundial para a Natureza (IUCN) para desenvolver um conjunto de Princípios e Diretrizes Básicas sobre Povos Indígenas e Áreas de Conservação Ambiental.

Integrando os Princípios do WWF sobre Povos Indígenas e Conservação Ambiental ao Gerenciamento de Projetos e Programas

Ao longo do tempo, o WWF busca aprender com suas próprias experiências e compartilhar as lições aprendidas com públicos mais amplos. A publicação Integrando os princípios do WWF sobre Povos Indígenas e Conservação apresenta estudos de caso de iniciativas em campo. Em 2007, o WWF finalizou um documento de revisão e recomendações intitulado Fortalecendo Parcerias com Povos Indígenas e Comunidades Locais, que reforça a Declaração de Princípios do WWF e identifica medidas para fortalecer sua implementação e seu acompanhamento.

Baixe a publicação "Integrando os princípios do WWF sobre Povos Indígenas e Conservação".

Faça também o download do documento Fortalecendo Parcerias com Povos Indígenas e Comunidades Locais".

Nenhum comentário: