Pesquisadores encontram 80 sacolas plásticas em estômago de baleia morta na Tailândia
Uma baleia-piloto morreu no sul da Tailândia depois de engolir 80 sacolas plásticas, segundo autoridades do país.
As 80 sacolas pesavam cerca de oito quilos. Elas impediram que a baleia conseguisse se alimentar de outras formas, segundo a marinha tailandesa.
A morte da baleia é mais um sintoma do crescimento da poluição nos oceanos. Um relatório sobre o futuro dos mares, divulgado recentemente pelo governo do Reino Unido, alertou que a quantidade de plástico no mar pode triplicar em uma década, a menos que o lixo seja contido.
A Tailândia é um dos maiores usuários de sacolas plásticas no mundo. No mês passado, o governo do país anunciou que está estudando criar uma taxa para tentar conter o uso do material.
Acredita-se que o plástico seja responsável por milhares mortes de animais todos os anos.
A pequena baleia-piloto, um macho, foi descoberta no Canal Na Thap na última segunda-feira. Ela estava doente e praticamente incapaz de se mexer.
Autoridades ambientais da Tailândia usaram barcos para tentar ajudar a baleia a voltar ao mar. Um guarda-sol também foi utilizado para protegê-la. Mas as tentativas não deram certo e o animal marinho acabou morrendo na tarde desta sexta-feira.
O biólogo marinho Thon Thamrongnawasawat disse à agência de notícias France Press que as sacolas teriam impedido a baleia de comer alimentos nutritivos.
"Se você tem 80 sacolas plásticas no estômago, você acaba morrendo", disse ele.
Calor deve aumentar
reprodução de insetos e afetar produção de alimentos no mundo
2
Agência Estado Roberta Jansen
30/08/201816h15
Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro
Gordon Welters/The New York Times
Pes... - Veja mais em
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2018/08/30/calor-deve-aumentar-reproducao-de-insetos-e-afetar-producao-de-alimentos-no-mundo.htm?cmpid=copiaecola
Nenhum comentário:
Postar um comentário