Preços de hotéis, bares e restaurantes serão monitorados pela Secretaria Nacional do Consumidor
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal e o Instituto de
Defesa do Consumidor (Procon) firmaram parceria para atuar durante a
Copa do Mundo de 2014. Durante a 38º Reunião Ordinária do colegiado do
Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur),
no início da semana, o Procon apresentou um plano de atuação para o
período do evento.
Entre as propostas apresentadas pela assessora técnica do Procon, Sofia Ayres, estão: postos estratégicos para realizar o atendimento à população, monitoramento de preços tanto de hotéis, quanto de estabelecimentos comerciais, pela Secretaria Nacional do Consumidor (entidade ligada ao Ministério da Justiça), plantão fiscal para atender demandas específicas relacionadas à Copa 2014.
"Não podemos prejudicar os frequentadores habituais dos estabelecimentos por conta do grande evento", destacou Sofia Ayres.
Os membros do Condetur mostraram grande interesse nas ações. "Se as agências e operadoras de turismo se unirem em parceria com o Procon, isso beneficiará o destino e o consumidor final: o turista", disse a presidente da Associação Brasiliense de Receptivo (Abare), Beatriz Borges.
Brasil Original
Também durante a reunião, as representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a consultora, Malba Aguiar, e a gerente, Auxiliadora Gonçalves, apresentaram o estudo iconográfico do Distrito Federal.
O documento faz parte do projeto "Brasil Original", que aprimora o uso, em peças que servem de recordação aos visitantes, de imagens que remetem à Brasília.
"É impressionante o uso destes ícones, para nós que moramos em Brasília tem significados únicos, como por exemplos, as tesourinhas", disse o secretário de Turismo em exercício, Geraldo Bentes.
Os conselheiros se mostraram animados com a aplicação dos símbolos de Brasília em bolsas, camisas, almofadas, utensílios domésticos.
Entre os ícones apresentados pelo estudo estão: o Catetinho, a Caixa D´água de Ceilândia, a Praça do Relógio de Taguatinga, o Clube do Choro e o Teatro Nacional e outros.
"Sem dúvida, esse estudo possibilitará um desenvolvimento criativo e inovador. O que reflete em um produto de qualidade, que pode até ser apresentado em feiras e eventos junto ao trade de Turismo. Fiquei feliz com o que vi aqui", disse o secretário-executivo do Brasília Convention Bureau, Delfim da Costa.
Entre os dias 14 e 16 de abril, o Sebrae realizará uma exposição de peças no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Entre as propostas apresentadas pela assessora técnica do Procon, Sofia Ayres, estão: postos estratégicos para realizar o atendimento à população, monitoramento de preços tanto de hotéis, quanto de estabelecimentos comerciais, pela Secretaria Nacional do Consumidor (entidade ligada ao Ministério da Justiça), plantão fiscal para atender demandas específicas relacionadas à Copa 2014.
"Não podemos prejudicar os frequentadores habituais dos estabelecimentos por conta do grande evento", destacou Sofia Ayres.
Os membros do Condetur mostraram grande interesse nas ações. "Se as agências e operadoras de turismo se unirem em parceria com o Procon, isso beneficiará o destino e o consumidor final: o turista", disse a presidente da Associação Brasiliense de Receptivo (Abare), Beatriz Borges.
Brasil Original
Também durante a reunião, as representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a consultora, Malba Aguiar, e a gerente, Auxiliadora Gonçalves, apresentaram o estudo iconográfico do Distrito Federal.
O documento faz parte do projeto "Brasil Original", que aprimora o uso, em peças que servem de recordação aos visitantes, de imagens que remetem à Brasília.
"É impressionante o uso destes ícones, para nós que moramos em Brasília tem significados únicos, como por exemplos, as tesourinhas", disse o secretário de Turismo em exercício, Geraldo Bentes.
Os conselheiros se mostraram animados com a aplicação dos símbolos de Brasília em bolsas, camisas, almofadas, utensílios domésticos.
Entre os ícones apresentados pelo estudo estão: o Catetinho, a Caixa D´água de Ceilândia, a Praça do Relógio de Taguatinga, o Clube do Choro e o Teatro Nacional e outros.
"Sem dúvida, esse estudo possibilitará um desenvolvimento criativo e inovador. O que reflete em um produto de qualidade, que pode até ser apresentado em feiras e eventos junto ao trade de Turismo. Fiquei feliz com o que vi aqui", disse o secretário-executivo do Brasília Convention Bureau, Delfim da Costa.
Entre os dias 14 e 16 de abril, o Sebrae realizará uma exposição de peças no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Fonte: Agência Brasília
1 Comentário
Fabio Almeida
O
Procon não tem como obrigar os estabelecimentos comerciais a tabelarem
os preços, nem de hotéis, nem de estacionamentos particulares, nem de
táxis, nem de bares, boates, restaurantes e nem de funerárias. Brasília é
a cidade do cartel. Tá tudo dominado.
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